segunda-feira, 16 de maio de 2016

TOMATE (Lycupersicon esculentum)

TOMATE (Lycupersicon esculentum)

Solo: prefere clima tropical de altitude ou subtropical, fresco e seco, com alta
luminosidade. Os solos não devem ser excessivamente argilosos, compactos ou com tendência para o encharcamento. Época de Plantio: nos lugares de clima mais quente, de baixa altitude (até uns 400 m), o plantio deve ser feito de Fevereiro a Julho; nos mais frescos, não sujeitos a geadas, especialmente os com mais de 800 m de altitude, pode-se plantar o ano todo. Nos sujeitos a geadas, planta-se de Outubro a início de Janeiro. Adubação Orgânica: 2 kg de esterco de curral por metro linear de sulcos, ou então 0,5 kg de esterco de galinha. Adubação Química: o pH deverá ser entre 5,5 a 6,5. No Plantio:usar por Hectare: entre 50 – 80 kg de N, 350 – 800 de P2O5 e 250 – 600 kg de K2O. Em cobertura: N: 180 – 300 kg/há e K2O: 200 a 450 kg/há. Tratos Culturais: O tomateiro tutorado provavelmente é a cultura que requer mais Tratos Culturais durante todo o ciclo. Produção de Mudas: Para o tomate tipo rasteiro a semeadura e direta no sulco definitivo de plantio. Para o tomate envarado, o ideal é a produção em copinhos de jornal ou em bandejas que tem por objetivo um melhor controle fitossanitário e uniformidade das mudas pós-transplante. Transplante das Mudas no Sulco: O ponto ideal é quando as mudas apresentarem 4-5 folhas definitivas e 10-12 cm de altura. O plantio de mudas formadas em copinhos e bandejas é uma operação muito mais simples, racional e eficiente, em relação a outros métodos de formação de mudas.
Densidade de Plantio: Em culturas tutoradas utilizam-se espaçamentos de 100-120 cm, entre fileiras, e 40-70 cm, entre "covas" ou grupos de duas plantas. Amontoa: Tem por objetivo criar uma proteção para a base da planta e abrir sulcos para uma boa irrigação,também tem por finalidade o desenvolvimento das raízes na porção inferior do caule. Esta operação é feita após o tutoramento e a 1a adubação de cobertura. Após deve-se evitar o máximo o revolvimento do solo para não danificar as raízes. Desbrota: Consiste em tirar os brotos que aparecem na inserção das folhas. Amarrio: O tomateiro em clima normal, com temperatura em torno de 25 °C., cresce 2cm
por dia, então se deve fazer o amarrio da haste ou tutor, operação esta, que é feita semanalmente com fio de ráfia ou similar.
Variedades indicadas:

Tomate Tipo Salada - Gaúcho Melhorado

Características: planta de hábito indeterminado, frutos levemente achatados, com peso variando entre 200 e 250 g, altamente uniformes. Mercado alvo é o RS, utilizado para o mercado fresco, possui um sabor muito apreciado.

Tomate Tipo Santa Cruz - Santa Cruz Kada Gigante

Planta vigorosa, de crescimento indeterminado e alta produtividade, resistente a deficiência de cálcio. Fruto de formato arredondado, apresentando ombro verde, polpa firme e espessa, coloração vermelha. Necessita entre 160 e 200 g de sementes/hectare. Época de plantio o ano todo em regiões quentes. A colheita se inicia em média 100 dias após a semeadura.

Tomate Tipo Salada - Coração de Boi
Planta de crescimento indeterminado, ciclo tardio, frutos com forma de coração de boi, peso médio de 200 g. Apresenta excelentes características organolépticas, ideal para o mercado fresco.

Tomate Tipo Santa Cruz - Ângela Gigante

Planta vigorosa, indeterminada e muito produtiva. O fruto é do tipo barril, com ombros bastante salientes, maioria triocular e ápice proeminente para a forma côncava. Coloração uniforme, sem manchas nos ombros em condições normais. Pode ser plantado o ano todo em regiões quentes. A colheita se inicia em média aos 100 dias após a semeadura. O espaçamento recomendado é 1 m x 0,5 m. Resistência/tolerância: resistente ao vírus Y, a Murcha de Fusarium e à Mancha de Estenfílio.

Tomate Tipo Santa Cruz – Enduro SF 6500

Características: plantas de crescimento indeterminado, semiprecoce, com alto vigor e rusticidade. É indicado para o plantio de agosto a janeiro na região sul, e durante todo o ano nas regiões quentes, podendo ser cultivado, tanto em estufa, como a campo aberto. Os frutos são de tamanho médio, de formato redondo-achatado, com peso médio de 170 a 200 g, e de coloração vermelha intensa. Apresenta muito boa conservação, podendo chegar até a 20 dias, dependendo das condições de cultivo e ponto de colheita. Tem resistência/tolerância à Murcha de Verticiluim raça 1, Verticilium dahlias, Fungo do Fusarium oxysporum f. sp. Lycopersici, raça 1 e rachaduras.

Tomate Tipo Santa Cruz - Santa Clara 5800

Características: planta de crescimento indeterminado, vigorosa, inserção da primeira penca baixa, entrenós curtos, excelente cobertura foliar. Os frutos são grandes, peso médio de 200 g, maturação uniforme, boa espessura e consistência que lhe dá maior resistência ao transporte e manipulação. Devido ao seu grande vigor, recomenda-se um espaçamento 15% maior que outras cultivares. Um pouco mais tardio que o Ângela, tem maior sensibilidade ao frio. Resistências: Fusarium raça 1, e Verticilium raça 1.

Tomate Tipo Santa Cruz - Yuba Industrial

Características: tomate especial para indústria, atinge a maturidade em torno de 115 após plantio, frutos quadrados, arredondados,com peso médio de 70 g, sem ombros verdes, brix de 5,4 e pH médio de 4,34. Principais resistências: Verticilium, Fusarium 1 e 2, Alternária (Stem canker).

Tomate Tipo Santa Clara– Híbrido Longa Vida Clarisse F1

Características: planta de crescimento indeterminado, semiprecoce, com muito boa rusticidade, internós curtos, excelente uniformidade, muito boa cobertura  foliar, carga de 8 a 9 pencas por haste. Os frutos são do tipo Santa Clara, com predominância de 3 lóculos, estrutura alta, de excelente apresentação, coloração vermelha escura brilhante, com tamanho médio de 180 a 200g. Apresentam excelente firmeza, muito boa resistência à rachaduras, e logo período de conservação pós-colheita. Tem resistência/tolerância à murcha de Verticilium – Verticilium dahlias, fungo o Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici, raça 1 e 2, fungo de Alternaria alternata sp. lycopersici, murcha de bactéria – Erwinia stewartii.

Tomate Tipo Saladete - Híbrido F1 Toro

Características: plantas de crescimento médio (90 cm), altamente produtivo e frutos de excelente qualidade. O formato é quadrado, meio alongados, lisos que variam de 110 a 140 g, que mantém excelente sabor após a colheita.
Resistências/tolerâncias: Verticilium, Fusarium 1 e 2, Nematóides e altamente resistente ao transporte a longas distâncias. É tolerante ao calor e Alternaria.

Tomate Cereja Híbrido F1 Cascade

É um híbrido extra precoce, da semeadura a colheita 90 a 100 dias. A planta é de crescimento indeterminado com internódios curtos. Os frutos ficam dispostos paralelamente em pencas duplas. Altamente produtivo, proporciona uma colheita por um tempo muito prolongado. Altamente resistente a fatores climáticos adversos. Os frutos têm formato totalmente redondo, com 2 lóculos, muito uniformes, firmes, com peso médio de 10 g. Os frutos são de excelente sabor, com teor de açúcar superior a 7 ° brix. O diâmetro varia entre 2,8 e 3 cm. Resistências/tolerâncias: vírus do mosaico do tabaco, fusarium raça 1.
OBS: em diferentes testes o Cascade se mostrou mais precoce, produtivo e resistente a doenças que os demais híbridos concorrentes plantados.

Tomate Tipo Santa Cruz - IPA 6

Planta de hábito determinado, altamente produtiva, muito cultivada no Norte e Nordeste. Os frutos são de formato arredondado, com peso médio de 110 a 150 g, muito firmes. Pode ser destinado tanto para o mercado fresco, como para indústria. Resistência/tolerância às doenças: Verticilium raça 1, Fusarium raça 1 e nematóides.

Tomate Tipo Santa Cruz – Santamélia

Características: planta de crescimento determinado, rasteiro, muito vigorosa. Os frutos são ovais, firmes, com 2 a 3 lóculos, grandes (120 g), com excelente qualidade para indústria e consumo in natura. Brix entre 4 e 5.

Tomate Salada Híbrido F1 Hector

Características: planta de crescimento determinado, vigorosa, com entrenós curtos, sendo que a folhagem protege bem os frutos. Estes, são grandes, com peso entre 250 e 280 g, redondos, achatados, firmes, uniformes, com coloração vermelha intensa. Alta produtividade e qualidade de frutos. Recomendado para produções de primavera, verão e outono. Apresenta resistência a: Verticilium, Fusarium 2, Vírus do Mosaico do Tomate, Stemphilium e Nematóides.
Tomate Tipo Salada - Floradade

Planta de crescimento determinado, vigorosa, produtividade elevada, excelente sabor, sendo ideal para o consumo em mercados locais. Ciclo variando entre 90 e 110 dias. Os frutos são arredondados, com peso entre 180 e 240g.
Resistência/tolerância às doenças: Verticilium raça 1, Fusarium raça 1, Stemphylium e Alternaria solani.

Tomate Salada Híbrido Longa Vida Majestade F-1

Características: O Majestade é um tomate longa vida, de crescimento inteterminado e ciclo semiprecoce de alto vigor. Pode ser cultivado tanto em estufa como em campo aberto. Apresenta frutos uniformes, pesados (230 à 250g), tipo caqui de coloração vermelho intenso. Adapta-se muito bem às condições de oscilação de temperatura. Possui excelente cobertura foliar e alta produtividade. Resistências/tolerâncias: Nematóides e TMV (vírus do mosaico do tabaco), Verticilium dahliae e Fusarium oxisporum 1 e 2.

Tomate Salada Híbrido Longa Vida Maginificat F-1

Características: O Magnificat é um tomate longa vida, indeterminado, de excelente coloração vermelha e sabor muito apreciado. Os frutos são de tamanho grande (aproximadamente 300g), muito uniforme, de formato redondo, levemente achatado. Ideal para consumo “in natura”, em mercados que exijam alta qualidade do produto final

Nenhum comentário:

Postar um comentário