segunda-feira, 16 de maio de 2016

CHICÓRIA (Chicorium indivia)

CHICÓRIA (Chicorium indivia)

Clima e Solo: Desenvolve-se melhor entre 12 e 22 °C e suporta bem até 7 ou 8 C. Temperaturas acima de 25 °C fazem com que as folhas fiquem mais grossas e menos desenvolvidas favorecendo o florescimento. Os melhores solos para o cultivo são os arenoargilosos, bem soltos e ricos em matéria orgânica. Época de Plantio: De Março a Julho e o ano todo em regiões de verão ameno. Adubação Orgânica: 8 kg/m2 de esterco de curral bem curtido, sendo bem misturado ao solo. Adubação Química: O pH deverá ser entre 6,0 a 6,8. No Plantio: 1,5 a 2,0 toneladas por hectare da formulação 04-12-08 + Boro ou 05-10-09 + Boro. Em Cobertura: 200 a 300 kg/ha de Sulfato de Amônio; ou 100 a 150 kg/ha de uréia. Tratos Culturais: O transplante é feito quando as mudas estiverem com quatro ou cinco folhas e cerca de 10 cm de altura, escolhendo-se as mudas mais vigorosas. Observações: Normalmente no mês de Outubro tendência a florescer..
Variedades Indicadas:

Chicória Lisa Escarola Coração Cheio

Características: plantas grandes com folhas externas verdes e coração bem claro, de ótimo sabor. Tem alto valor comercial por ser muito produtiva. É muito apreciada para consumo como saladas. Para se cultivar 01 hectare são necessários entre 0,8 e 1,0 kg de sementes. Cada grama possui 800
e 950 unidades.A germinação se inicia entre 14 e 17 dias após a semeadura. O espaçamento recomendado e de 0,3m x 0,3m. Assim a população varia de 58000 e 77000 plantas por hectare. A colheita é feita a partir de70 dias após a semeadura e o rendimento varia entre 30 e 35 ton por hectare.

Chicória Crespa Coração de Ouro

Características: É uma planta grande de folhas recortadas e bordas muito serrilhadas, dando aparência crespa à planta. Tem coloração verde-pálida. Suas folhas de ótimo sabor são muito apreciadas para consumo como saladas. Para se cultivar 01 hectare são necessários entre 0,8 e 1,0 kg de sementes. Cada grama possui 800 a 950 unidades.A germinação se inicia entre 14 e 17 dias após a semeadura. O espaçamento recomendado e de 0,3m x 0,3m. Assim a população varia de 58000 a 77000 plantas por hectare. A colheita é feita a partir de 70 dias após a semeadura e o rendimento varia entre 30 a 35 ton por hectare.

Chicória Catalogna Folha Larga

Apresenta cabeças volumosas, com folhas alongadas e bastante recortadas, de coloração verde brilhante (luminoso). As nervuras são brancas, de tamanho médio, bem desenvolvidas, principalmente na base, onde são nuas. As folhas têm sabor amargo (picante), tornando-se saborosas e macias, somente após a incidência de baixas temperaturas. Pode ser usada para salada, enquanto as folhas estiverem tenras, ou cozida, regada com óleo de oliva e limão. É uma hortaliça típica de outono/inverno, indicada preferencialmente, para plantio durante o final do verão. O início da colheita dá-se de 60 a 70 dias após a semeadura.

Chicória Palla Rossa Precoce

Variedade procedente da Itália na marca Hortícola, distribuída no Brasil, com exclusividade pela FELTRIN. Forma cabeças muito desenvolvidas, redondas, compactas, de coloração vermelha intensa, brilhante. Época de Plantio: Pode ser plantada durante todo o ano, porém forma cabeças mais compactas em épocas de climas mais amenos. Semear em sementeiras e transplantar depois de 30/40 dias, quando as plantas estiverem com 8 a 10 folhas bem desenvolvidas. Distância: 30 cm entre fileiras e 15cm entre plantas.

Chicória Gigante Barbarela

Características: Variedade precoce, uniforme, planta vigorosa e volumosa, com coração cheio, coloração muito atraente,folhas crocantes com ótimo sabor, tolerante ao pendoamento precoce. Período de cultivo: Pode ser cultivada durante o ano todo, com boa adaptação no verão devido a sua tolerância ao pendoamento precoce. Ciclo: 60 a 70 dias. Planta: Uniforme e vigorosa, com base bem fechada. As folhas são de coloração verde-brilhante, crocantes, suculentas e muito saborosas. Plantas grandes com diâmetro entre 35 – 40 cm, formam um coração volumoso e cheio.

Chicória Lisa Escarola Biondina
Planta de tamanho médio, folhas grandes arredondadas. As folhas externas são verde-amareladas e as internas formam um grande coração, bem fechado e branco. Variedade um tanto rústica, com boa resistência ao pendoamento. Ciclo precoce.

Chicória Seleção Camerina – Radicchio

Variedade adequada para semeadura no meio do verão e colheita do início do outono em diante. Seleção precoce, cujas folhas já nascem avermelhadas, formam um tufo médio de 300 a 350g. As plantas são vigorosas, com bom desenvolvimento, folhas de textura consistente e bordas levemente onduladas, com formato de embrulho côncavo. As folhas centrais formam uma bola muito fechada e compacta, de coloração vermelha intensa, bem marcadas por nervuras e veias bem crocantes.

Chicória Vermelha de Treviso Precoce – Seleção Buona

Seleção precoce de chicória rossa de Treviso, com planta compacta, de vigor médio, folhas alongadas, eretas e de coloração verde esfumaçada de vermelho, que se torna muito vermelha com a aproximação do frio. A cabeça, na época de colheita, é de forma alongada grande, bem fechada, com folhas envolventes de coloração vermelha intensa, com nervuras de coloração branca uniforme. Indicada para semeadura no verão e produção durante o outono, evitando-se o cultivo durante o inverno porque não às baixas temperaturas. É aconselhável amarrar a planta 15 a 20 dias antes da colheita, com um fitilho, a fim de conseguir uma melhor coloração, vermelha intensa, das folhas.

Chicória Catalogna Vermelha – Seleção Giulia

Chicória catalogna típica grega, similar à italiana Catalogna Pugliese, da qual se difere pela coloração das nervuras e folhas. Médio Vigor de planta, com folhas alongadas e muito recortadas, com leve sombreado vermelho, começando pela metade da nervura. Nervuras finas, de coloração vermelha acobreada. Seu ciclo é precoce e é recomendada para o cultivo de outono. É principalmente usada cozida e regada com azeite de oliva e limão, podendo ser usada também, como baby leaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário