segunda-feira, 20 de julho de 2015

Consultoria

É uma empresa de consultoria para as áreas agropecuária, ambiental e florestal  com sede em Pitangui- MG e atuação em toda a região.

Busca através de seus produtos aumentar a gerenciabilidade e a lucratividade de empresas agroindustriais. E para isso aplicamos os mais modernos conceitos de gestão, divididos em 4 etapas: Onde estamos? (Diagnóstico), Onde queremos chegar? (Metas), Como vamos chegar?(Planejamento) e Oquê devemos medir? (Controle). Frente a isso, seguem abaixo nossos produtos:




Análise de Negócios

Com a agropecuária inserida em um ambiente globalizado e competitivo, as variedades e oportunidades de negócios são crescentes e aparecem a todo o momento. Muitas são as opções de investimentos e modalidades contratuais de parcerias e arrendamentos, que oferecem níveis de retorno e risco diferentes. Para resolver estas questões e ajudar o cliente a fazer o melhor investimento, o Ponto Certo Agronegócio realiza análises de negócios, calculando a rentabilidade e viabilidade econômica de projetos de investimento.

Diagnóstico de Desempenho Global

Quanto mais informações se têm sobre forças e fraquezas do empreendimento, maiores são as chances de sucesso na tomada de decisão. O diagnóstico é uma análise das características físicas, estruturais, produtivas e financeiras da agroindustriais, que gera informações para auxiliar na tomada de decisão, bem como no estabelecimento de metas na elaboração do planejamento.
O diagnóstico tem por objetivo obter e parametrizar a fazenda quanto a:
          - Infra-estrutura e potencial de produção;
          - Desempenho zootécnico ;
          - Custos de produção, perfil de desembolso e rentabilidade;
          - Controle e eficiência gerencial;
          - Indicadores de desempenho da equipe.

Controladoria Gerencial

Através de uma sistemática simples e objetiva de coleta e processamento de dados, Ponto Certo Agronegócio controla todo o processo produtivo e financeiro de empresas agropecuárias, possibilitando a obtenção de índices e informações indispensáveis na gestão da agroindústria. A sistemática conta com o apoio de softwares desenvolvidos pelo Ponto Certo do Agronegócio que trabalham de forma integrada e disponibilizam relatórios dos processos produtivos, financeiros e operacionais.
Principais itens controlados e informações levantadas:
 - Índices zootécnicos (fertilidade, fecundidade, perda, produtividade, taxa de distribuição, intervalo entre lotes, outros);
 - Movimentações do estoque agropecuário (Compras, vendas, transferências, doações, consumos, outras);
  - Lotação (produtos);
  - Consumo de minerais (por categoria e tipo de mineral);
  - Dados climáticos (chuva, temperatura, umidade, outros);
 - Parque de máquinas (custo da hora máquina, rendimentos operacionais, manutenções, outros);
 - Financeiro (investimentos e custeio, custos fixos e variáveis, plano de contas, depreciação, rentabilidade, lucro, outros).

Planejamento Estratégico

Planejar é procurar antever as ações do futuro, de uma forma lógica e organizada, fazendo com que a empresa agroindustrial torne seus objetivos mais claros, podendo propiciar uma melhor coordenação de esforços para atingi-los, sempre levando em consideração as limitações impostas pelos recursos disponíveis, bem como as metas prioritárias definidas.
Objetivos:
   - Caracterização da empresa (Definição de missão, visão de futuro, valores, slogan, criação de matriz de mudanças prioritárias);
   - Modelagem de diretrizes;
   - Projeto e metas (Definição de responsáveis; evolução; plano, nutricional, produtivo e sanitário; metas quantitativas, produtivas e financeiras);
  - Processo orçamentário (Receitas, despesas e saldo previsto para 12, 24 e 36 mêses)

Gestão de RH

Destaca-se que quem faz o processo funcionar em harmonia, num ciclo virtuoso são as ações planejadas, executadas e controladas pelo o homem. Diante do exposto, entende-se que a gênese do sucesso de qualquer negócio esta na gestão dos recursos humanos. O gerenciamento de recursos humanos pode ser considerado o elemento que necessita de maior atenção no processo de gestão, sobretudo na agroindústria onde é criada a "micro-sociedade" que pode traduzir benefícios ou complicações, dependendo do ambiente que esta sociedade está inserida, afetando o equilíbrio entre as 8 saúdes de seus colaboradores.
Objetivos:
          


SERVIÇOS




Acessora empresas e prefeituras na arborização de ruas, praças e parques, montagem de viveiros de mudas e transplante de arvores;
Adequação ambiental de atividades agropecuárias;
Consultoria jurídica ambiental, revisão da legislação ambiental aplicável às empresas;
Elaboração de EIA – estudo de impacto ambiental, RIMA – relatório de impacto ambiental;
Estabelecimento de metas claras: Onde queremos chegar, como, quando e por quem;
Executa levantamento e identificação da fauna e da flora;
Identificação, manejo e monitoramento de fauna silvestre, incluindo répteis, anfíbios, peixes, aves e mamíferos;
Implantação de programas de produção mais limpa;
Interpretação de laudos de análises físico-químicas e bacteriológicas de águas, efluentes e resíduos;  
Interpretação de analise do solo;
Inventário florestal; 
Laudos de cobertura vegetal;
Licenciamento ambiental e automonitoramento de atividades potencialmente poluidoras;
Normas de conduta: Normas de conduta e relacionamento dentro da fazenda;
Organograma e fucionograma: Estabelecer relação de direitos e deveres;
Operação de estações de tratamento de água, efluentes e resíduos; 
Planejamento de coleta seletiva; 
Plano de premiação: Participação em resultados quando as metas são atingidas;
Procedimentos operacionais: Descrição detalhada de como as tarefas devem ser desenvolvidas;
Projetos agroindustrial para investimento e custeio;
Projetos de educação ambiental;
Projetos de estações de tratamento de efluentes, tratamento de água e de resíduos sólidos;
Projetos de reconstituição vegetal; 
Projetos de recuperação de áreas degradadas;
Projetos de reuso de água e aproveitamento de águas pluviais;
Projetos de sistemas de tratamento com plantas emergentes (banhados construídos);
Projetos de usinas de triagem, projetos de aterros sanitário e industrial; 
Revisão da legislação ambiental aplicada;  
Realização de cursos e treinamentos corporativos na área ambiental.
Realização de diagnóstico ambiental;
Realização de auditoria ambiental;
Reuniões: melhoria na comunicação interna e sistemática de reuniões.
Treina mao de obra especializada em jardinagem e manejo da fauna e da flora. 
Treinamentos periódicos: Treinamentos técnicos ou em habilidades sociais;

     
A consultoria visa:
Diagnóstico: Identificar situação atual,
Melhora: Propor ações de melhorias,
Planejamento: Definir plano de ação,
Implementação: Monitorar o cumprimento do plano de ação.
Visão
Ser reconhecida pelo diferencial qualitativo e proporcionar o crescimento de todos os envolvidos nas diferentes áreas de atuação.
Missão
Desenvolver soluções para que nosso cliente maximize retorno sobre investimentos, com sustentabilidade, e alavancar o crescimento da nossa empresa.

Valores
Comprometimento, Ética, Respeito, Integridade e Resultados, são os pilares de sustentação da Monitora.

Agronegócio

Agronegócio é toda a relação comercial e industriaenvolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuário é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.

           CICLO DO AGRONEGÓCIO
Agronegócio (também chamado de agribusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico. Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: na primeira parte os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
Na segunda parte se trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas). E na terceira parte encontram-se as atividades à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
Insumos
Insumo é a combinação de fatores de produção diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos) e que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços. No agronegócio os principais insumos são sementes, adubo, defensivos, maquinário, combustível, ração, mão de obra especializada, entre outros.
Produção
A produção é o trabalho do agropecuarista por meio do cultivo do solo e/ou criação de animais, independentemente do tamanho da área ou método utilizado.É a transformação do produto agropecuário em subprodutos que podem ser bens de consumo ou insumos para outros processos, como o leite, queijos, carnes, embutidos, ração, fios, corantes.
Distribuição
Caracteriza-se pelo transporte, processamento e distribuição dos bens agropecuários, para o consumidor ou para intermediários no processo.
Cliente final
É o consumidor dos produtos agropecuários, que os recebe in natura ou processados.

PRINCIPAIS PRODUTOS

Alimentos
Envolve toda cadeia da produção alimentícia, como por exemplo frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos, beneficiadores.
Biocombustíveis
É o setor do agronegócio que cuida do cultivo de plantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos, os chamados biocombustíveis.
Têxtil
Ramo industrial que transforma bens agropecuários em produtos têxteis, como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração, insumos para a indústria moveleira, calçadista. São exemplos de matéria-prima produzidos pelo agronegócio o algodão, o linho e a lã.
Madeira
Explora o solo pelo cultivo de árvores que serão transformadas em madeira, celulose ou produtos químicos para posterior utilização como matéria prima de várias indústrias, como a móvel|moveleira]] e construção civil, a indústria papeleira, ou mesmo a obtenção de lenha para combustível.
Questões ambiental
O aprimoramento do agronegócio barateou o custo dos alimentos e deu a população um maior poder de consumo e de escolha, mas também trouxe vários problemas, principalmente ligados às questões ambientais e sociais.
O maior desafio agora é a produção no campo sem impactos ao meio-ambiente, causados notadamente pelo uso de defensivos, pelo desmatamento e empobrecimento do solo, queimadas, contaminação de mananciais e do lençol freático, desequilíbrio ecológico e proliferação de pragas. Nas cidades a preocupação se dá com o lixo gerado após o consumo, mais precisamente com o descarte de embalagens.
Questões sociais
Nos países pobres a modernização da agricultura deixou muitos produtores à margem do processo, principalmente famílias que viviam da agricultura de subsistência, ou agricultura familiar, em pequenas propriedades rurais.
Estes, privados de técnicas e métodos modernos, como irrigação, maquinários e insumos, perderam a competitividade, o que levou ao abandono do campo, num fenômeno conhecido como êxodo rural, desenvolvendo assim nas grandes cidades o acúmulo de pessoas vindas do campo.
Os pequenos e médios produtores, conhecidos como minifundiários, são aqueles que contam com áreas pequenas e por vezes poucos recursos financeiros para incrementar o processo.
Porém, existem empreendedores modernos que, apesar de pouca área, conseguem maximizar a produção ao diversificar a produção, a exemplo do que acontece em países com pouca extensão territorial, como o Japão e integrantes da Europa, auferindo bons lucros com a criação de aves, suínos ou piscicultura, bem como na plantação de hortifrutigranjeiros, de fumo, arroz e outras culturas que dependem de pouco espaço e muita mão-de-obra.
A agricultura familiar é a que predomina nos minifúndios.
Grandes áreas
Os proprietários ou arrendatários de grandes extensões de terra são também conhecidos como latifundiário. Geralmente são áreas onde ocorre a monocultura de produtos considerados commodities, principalmente a soja, o milho, o algodão e a pecuária leiteira e de corte. É o tipo de produção que ocorre em países de grande extensão territorial, onde o lucro se dá pelo ganho em escala e a redução dos custos de produção.
O agronegócio e o biocombustível
O biocombustível é uma opção para substituição dos combustíveis fósseis, por ser renovável e menos poluente. Trata-se dos chamados combustíveis de biomassa, em especial o etanol diversos tipos de óleos vegetais, com inúmeras fontes, como mamonasojamilhodendê, pequigirassol.
O Brasil foi pioneiro no uso do biocombustível em escala, através do programa Pró-álcool, idealizado pelo Governo Federal na década de 1970, após a segunda fase da crise do petróleo.
Foi também o primeiro país a obrigar o uso, através da mistura do álcool na gasolina, bem como o primeiro a ter frota composta por automóveis flex, que rodam com os dois tipos de combustível, independente da quantidade de cada um. Atualmente o Governo Federal trabalha para ampliar o uso do biodiesel.


Profissão

O agrônomo  é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado.
O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e dos empregos no Brasil, tem valorizado e muito o trabalho do agrônomo. O mercado encontra-se em alta, graças a esse avanço do agronegócio brasileiro no cenário internacional. Devido a isso, atividades ligadas às ciências agrarias se multiplicaram, como a medicina veterinária, a engenharia ambiental, a florestal e a zootecnia. Desta forma, áreas como a pesquisa de transgênicos  e a biotecnologia oferecem muitas oportunidades, tal qual para os zootecnistas, que atuam no campo de melhoramento genético e na pesquisa de novas rações para animais, tendo em vista uma melhor produtividade das espécies.
Para exercer essa profissão, é necessário ter um bom trato com os números, ser curioso, gostar de atividades ao ar livre e de tecnologia e, além disso, ter disposição para enfrentar o trabalho inclusive no mau tempo, pois o agrônomo pode atuar em fazendas e cooperativas do setor agrícola e de produtos animais e, mesmo atuando em empresas, indústrias, instituições financeiras que tenham negócios ligados à atividade rural, o trabalho vai exigir dele o contato diretamente ligado ao campo.
Este profissional:
- estuda, pesquisa e aperfeiçoa a evolução genética das espécies vegetais, e pesquisa as enfermidades e as plantas em geral.
- faz investigações sobre cultivos agrícolas e pastagens, e elabora novos métodos de produção ou aperfeiçoa os já existentes.
- orienta a técnica agrícola: semeadura, plantio, adubação, melhoramento e aumento das espécies vegetais, colheita, armazenamento, combate às pragas, rendimento de produtos, reflorestamento, processos de irrigação e drenagem, regulagem das águas por meio de diques, barragens e canais.
- orienta e estuda a qualidade e o tratamento do solo.
- planeja a execução de construções rurais (edifícios agrícolas) e instalações de indústrias rurais.
- estuda métodos de prevenção de doenças das plantas.
- observa a adaptação dos cultivos às diferentes terras e climas.
- colabora com outros técnicos na construção de estradas e vias rurais.

Além de todas essas funções, o agrônomo precisa se adaptar às novas tecnologias, ter preocupação ecológica e responsabilidade social. Ele pode trabalhar em várias áreas, como em propriedades rurais (sítios, chácaras e fazendas), laboratórios e institutos de experimentação, indústrias (de fertilizantes, de ferro, couro, bebidas, alimentícias, farmacêuticas, extrativas), bancos e instituições de financiamento e investimento, Serviço Público, instituições científicas, de pesquisa, de consultoria, e curso superior (com pós-graduação).