terça-feira, 17 de maio de 2016

MORANGO (Fragaria spp)

MORANGO (Fragaria spp)

Época de Plantio: Nos meses mais frescos do ano. Para produzir botões florais, o morangueiro precisa de um período de temperatura relativamente baixa, sendo a temperatura ideal para germinar, entre 16 e 20ºC.

Como Plantar: A semeadura deve ser feita em sementeira, em pequenos sulcos distanciados 10cm um do outro, sendo que as sementes devem ficar levemente cobertas. Quando as mudas tiverem de 2 a 3 folhas, deve-se fazer um desbaste, e quando as mesma tiverem de 4 a 5 folhas, deve-se fazer o transplante para copinhas plásticos ou saquinhos de papel com terra devidamente preparada. O transplante para o local definitivo deve ser feito quando a temperatura ambiente estiver entre 15 e 18ºC, em local ensolarado e com espaçamento entra plantas de 30cm.

Como Cuidar: Manter o solo afofado, livre de ervas daninhas, e é recomendado fazer uma cobertura de solo, isto é, forrar o espaço entre as plantas, o que também auxilia na manutenção da umidade, utilizando-se filme plástico preto. A colheita inicia-se cerca de 80 dias após o transplante em local definitivo. Recomenda-se fazer uma irrigação diária, preferencialmente na início da manhã ou final da tarde.

Adubação: Utiliza-se 10 kg de esterco de curral bem curtido e 100g de adubo químico NPK 10-10-10, para cada m² de canteiro. Os adubos dever ser misturados ao solo, pelo menos 10 dias antes da semeadura.

Morango Ornamental


Planta que forma touceiras com inúmeros estolhos, que enraízam formando novas plantas. As plantas são vigorosas e muito produtivas, com frutos de coloração vermelha brilhante, saborosos e de excelente qualidade. A folhagem é de coloração verde e as flores são brancas.

GRAMAS

GRAMAS

Época de plantio: Todo ano, desde que as condições de temperatura e umidade sejam favoráveis para a germinação.

Solo: Limpo, destorroado, fofo, fino, ligeiramente úmido, com boa drenagem e liso.

Semeadura: Semear a lanço e cobrir com uma camada fina de terra ou compactar levemente usando um compressor manual (profundidade da semente não mais de 1cm).

Germinação: Ocorre aproximadamente 10 a 28 dias após a semeadura.

Doses: De acordo com a variedade a ser plantada.

Adubação: Recomenda-se fazer análise de solo e conforme o resultado, adubar. Se não for possível 8 a 10 dias antes de a semeadura usar esterco de curral bem curtido e um adubo químico bem balanceado (N P K) na dose de 100g/m2.

Tratos Culturais: Regar todos os dias de manhã cedo ou à tarde depois das horas de sol quente durante os primeiros 21 dias, após este período, regar sempre que for necessário. Fazer o primeiro corte cinco semanas após a semeadura, quando alcançarem 12 a 15 cm de altura. É conveniente no primeiro corte não usar máquina motorizada, devido ao solo encontrar-se ainda
com pouca consistência e podendo assim arrancar algumas plantas. Usar tesoura.

Manutenção: Recomenda-se fazer cobertura com algum adubo nitrogenado (salitre ou outro) pelo menos uma vez por ano após o primeiro corte, desta maneira evita-se o amarelecimento das plantas e ajuda nas rebrotas, melhorando o aspecto geral da grama. Uma outra opção bastante usada é uma cobertura com uma mistura de: duas partes de terra, uma parte de esterco de curral bem curtido e 100g por m2 de adubo completo.

Grama Carpete ou Missioneira)

Características: Apresenta plantas de folha larga e coloração verde médio. Indicada para plantio em gramados muito pisoteados, campos de futebol, jardins em áreas litorâneas, urbanas e rurais. A dosagem recomendada é de 450g de sementes para cada 100 m² de área.

Grama São Carlos

Características: Apresenta plantas de folha larga e coloração verde médio. Indicada para plantio em gramados muito pisoteados, campos de futebol, jardins em áreas litorâneas, urbanas e rurais. A dosagem recomendada é de 450g de sementes para cada 100 m² de área.

Grama Maracanã

Características: Esta é uma excelente combinação de variedades de folhas estreitas, indicado para a instalação de gramados que necessitam de grande resistência ao pisoteio. É caracterizada pela bela coloração verde-brilhante. A dosagem recomendada é de 3kg de sementes para cada 100 m² de área.

Grama Bermuda


Características: Apresenta plantas com folhas de textura média/estreita, tornando-se mais finas sob grandes densidades, coloração verde médio. Hábito de crescimento rasteiro, forma estolons e rizomas. Sistema radicular bastante fibroso, formando uma densa camada. Tem grande adaptabilidade devido ao rápido crescimento e recuperação. É utilizada principalmente para arredores de campos de golfe, gramados, campos de esportes de verão, parques, reservas, pistas de corrida. A dosagem recomendada é de 1kg de sementes para cada 100 m² de área.

SANSÃO DO CAMPO

Sansão do Campo

Cerca vida de rápido crescimento, atingindo no primeiro ano, de 1,5 a 2 metros de altura. A planta adulta pode chegar até a 6 metros de altura. É indicada para semeadura na primavera, verão. Apresenta plantas rústicas, de fácil cultivo, baixo custo, com grande número de espinhos (semelhantes ao da roseira), perene e que não exige poda, com vida útil superior a 50 anos, com troncos de madeira nobre que atinge 10 cm de diâmetro de puro cerne.
          As principais utilizações são a vedação de divisas, a repartição de piquetes, serve como barreira visual, impede a passagem de pessoas e animais, é excelente como quebra- vento, retentor de pragas transportadas pelo vento e retentor de poeira das estradas, também é adequado como muro verde em condomínios, residências e indústrias.

Como Plantar
Plantio Direto: Faz-se um sulco com o cabo da enxada ou equivalente, de 1 a 2 cm de profundidade. É conveniente preparar a terra 10 dias antes do plantio. Deve-se semear 3 sementes a cada 10 cm de sulco, cobrindo as sementes com uma camada fina da terra (2 a 3 mm) e mantê-la com umidade média constante.

Plantio Com Mudas: Deve-se encher o saquinho plástico, bandeja ou tubete com terra (substrato) sem compactar, e colocar 3 sementes por recipiente, cobrindo-as com 2 a 3 mm de terra (substrato) peneirado. A germinação ocorre de 7 a 10 dias após a semeadura.

O viveiro das mudas deve ser em local semi- sombreado, onde se mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada. O transplante para o local definitivo deve ser feito quando as mudas atingirem 10 a 15 cm de altura. O espaçamento recomendado é de 10 cm entre as plantas, pois desta forma os troncos se encostarão, formando uma verdadeira “muralha”.

ABOBRINHAS Mini Abobrinhas Decorativas

ABOBRINHAS
Mini Abobrinhas Decorativas

Plantas de ciclo anual, em ramas, formando lindos porongos ornamentais para confecção de arranjos decorativos. Apresenta 12 variedades de mini abobrinhas, em diferentes formatos, cores e tamanhos. O ciclo é de aproximadamente 90 dias.

Quando Plantar: Em regiões frias, de setembro a janeiro e nas regiões quentes, pode ser plantada durante o ano todo.

Como Plantar: O solo deve ser leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. O plantio deve ser feito diretamente nas covas, distantes 2 metros entre si. Recomenda-se usar 3 a 4 sementes por cova, cobrindo-as com uma camada não superior a 3 cm de terra.

Como Cuidar: Quando as plantas estiverem com 5 a 8 cm de altura, fazer o desbaste, deixando as duas plantas mais vigorosas por cova. Sobretudo na fase inicial, manter a cultura no limpo, livre de ervas daninhas. Deve ser feita, pelo menos uma vez ao dia, uma rega, preferencialmente, no início da manhã, ou final da tarde.

TOMILHO OU TIMO – (Thymus vulgaris)

TOMILHO OU TIMO – (Thymus vulgaris)

Arbusto anão, perene, o tomilho forma pequenos ramalhetes com numerosos ramos finos, cobertos de folhas minúsculas, muito aromáticas. Na primavera as plantas se cobrem de pequenas flores, de cor lilás. Podem-se formar belos contornos de canteiros, que exalam um delicioso perfume. Pode ser cultivada em vasos. Cada grama de sementes possui 3744 sementes.

USO CULINÁRIO: Largamente utilizado em recheios, sopas, molhos, carnes, peixes,pratos de caça e também para aromatizar vinagres.

USO MEDICINAL: No alívio da coqueluche, tosses, vermes e para corrigir o intestino preguiçoso.

QUANDO PLANTAR: Pode ser plantado durante todo o ano.

COMO PLANTAR: Pode ser semeado em canteiro definitivo, ou em sementeiras, com terra adubada, cobrindo com meio cm de terra fina.Irrigar em seguida. Germina entre 3 e 6 dias.

COMO CUIDAR: Gosta de locais ensolarados e é pouco exigente em água. Transplantar as mudas para o canteiro definitivo 18 dias após a semeadura. Observar o espaço de 25 cm entre as plantas. Início da colheita: 40 a 55 dias.


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100g de adubo químico na fórmula 5- 20-20.

SEGURELHA – (Satureja hortensis)

SEGURELHA – (Satureja hortensis)

A Segurelha é uma planta anual, com 30 cm de altura, que forma touceiras. As folhas são meio compridas, muito perfumadas, que servem para aromatizar diferentes pratos.Pode ser cultivada também em vasos. Cada grama de sementes possui 1830 unidades.

USO CULINÁRIO: Muito usada na preparação de pratos à base de ervilhas, vagens, favas e lentilhas e também para aromatizar queijos brancos.

USO MEDICINAL: A segurelha tem propriedades vermífugas e adstringentes. Emprego: Usam-se as folhas e brotos, em infusão.

QUANDO PLANTAR: Em climas amenos, durante todo o ano. Nas regiões mais quentes, durante os meses mais frescos.

COMO PLANTAR: Semear em canteiro definitivo, com terra adubada, cobrindo com meio cm de terra bem fina. Irrigar em seguida. Germina entre 12 e 15 dias.

COMO CUIDAR: Gosta de locais ensolarados. Faz-se o desbaste, deixando 20 cm de distância entre as plantas. Irrigar sempre que for necessário. Início da colheita: 30 a 45 dias.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20.

Boa para temperar sucos de tomate, sopas, legumes e carnes de gado ou aves. Ajuda na digestão de pratos gordurosos e 'ıe indicada como tempero de peixe com excesso de gordura.

SÁLVIA – (Salvia officinalis)

SÁLVIA – (Salvia officinalis)

Clima e Solo: planta de clima subtropical seco. Não tolera frio intenso nem excesso de calor. Adaptam-se bem as regiões do Sul do Brasil.
Época de Plantio na Primavera ou no Outono, se o Inverno não for vigoroso.
Adubação Orgânica: 5 kg/m2 de esterco curtido.
Tratos Culturais: propagam-se por sementes, estacas cortadas de ramos e divisão de touceiras.
Transplantar quando as plantas estiverem com 4 a 5 folhas. A colheita das folhas tem de
acontecer antes da formação dos botões florais. A cultura tem que ser renovada depois de 4 a 5 anos antes que o envelhecimento comprometa a qualidade e produtividade da cultura.
Número de sementes por grama: 120.
Temperatura para germinação: 18 a 20 C.
Espaçamento: 30 cm entre fileiras e de 25 cm entre uma planta e outra.
Colheita: Inicia no segundo ano após o plantio.
Características: planta de 30 a 80 cm de altura. As folhas são alongadas e arredondadas nos cantos, recobertas por pêlos finos e macios, apresenta um aroma agradável e característico, com sabor picante e um pouco amargo.


ORÉGANO – (Origanum vulgare)

ORÉGANO – (Origanum vulgare)

Planta perene, com 25 a 40 cm de altura. Produz ramos longos que enraízam em contato com o solo. As folhas são da cor verde-escuro-acinzentado, na face e verde claro nas costas. Cada grama possui 4550 sementes.

USO CULINÁRIO: As folhas e as flores são usadas, frescas ou secas em pizzas, guisados, recheios, sopas, molhos e em pratos com queijos, ovos e massas.

USO INDUSTRIAL: É grande fonte de óleo aromático.

QUANDO PLANTAR: Prefere climas temperados e locais ensolarados e abrigados de vento muito frios. Não é exigente em solo, porém prefere os drenados e férteis. Plantar no outono, inverno e primavera.

COMO PLANTAR: As sementes são muito pequenas, portanto a semeadura deve ser feita com certo cuidado, de preferência em local protegido. Germina em 4 a 8 dias.

COMO CUIDAR: Transplantar as mudas quando estas estiverem com 8cm de altura. Deixar uma distância de 30 a 40 cm entre elas. Irrigar sempre que for necessário. A colheita se inicia 3 meses após a semeadura.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m² : ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral, bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20.


Dá um toque muito especial a pizzas, saladas, pratos com queijo que vão ao forno, saladas e carnes. Serve para prevenir e combater má digestão, azia, arrotos, enjôos, flatulência e falta de apetite.

MANJERONA – (Origanum majorana) Planta herbácea, que forma touceiras, com caráter perene. Sua altura não ultrapassa os 30 cm. Seus ramos finos são revestidos por folhas pequenas, de cor verde- escuro muito aromático. Pode ser cultivada também em vasos. Cada grama possui 4490 sementes. USO CULINÁRIO: Largamente usada como condimento, nos mais variados pratos a base de carnes, sopas, peixes, queijos, molhos, pizzas e saladas. É também, muito usada na preparação de diversos embutidos de origem animal. USO MEDICINAL: As folhas e flores são usadas como expectorante e no combate aos gases intestinais. EMPREGO: Usar 4 gramas da planta em 1 copo de água fervente. QUANDO PLANTAR: Durante todo o ano. COMO PLANTAR: Semear em canteiro bem adubado, com terra fofa. Cobrir com leve camada de terra bem fina e regar em seguida. Germina entre 4 e 8 dias. COMO CUIDAR: Fazer o desbaste das plantas, quando estas atingirem 8 cm de altura, deixando 30 cm de espaço entre as plantas. A colheita pode ser iniciada aos 60 dias. ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: 1/2kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral, bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20. É ótima para temperar carnes (frango, porco, cabrito), feijões, molhos, pizzas, vinagre, azeite, saladas. É um bom digestivo. Previne gases, abre o apetite, combate gripes, resfriados e tosses catarrais. É bom tônico para os nervos, previne também fraqueza sexual, reumatismos e afecções da pele.

MANJERONA – (Origanum majorana)

Planta herbácea, que forma touceiras, com caráter perene. Sua altura não ultrapassa os 30 cm. Seus ramos finos são revestidos por folhas pequenas, de cor verde- escuro muito aromático. Pode ser cultivada também em vasos. Cada grama possui 4490 sementes.

USO CULINÁRIO: Largamente usada como condimento, nos mais variados pratos a base de carnes, sopas, peixes, queijos, molhos, pizzas e saladas. É também, muito usada na preparação de diversos embutidos de origem animal.

USO MEDICINAL: As folhas e flores são usadas como expectorante e no combate aos gases intestinais.

EMPREGO: Usar 4 gramas da planta em 1 copo de água fervente.

QUANDO PLANTAR: Durante todo o ano.

COMO PLANTAR: Semear em canteiro bem adubado, com terra fofa. Cobrir com leve camada de terra bem fina e regar em seguida. Germina entre 4 e 8 dias.

COMO CUIDAR: Fazer o desbaste das plantas, quando estas atingirem 8 cm de altura, deixando 30 cm de espaço entre as plantas. A colheita pode ser iniciada aos 60 dias.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: 1/2kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral, bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20. É ótima para temperar carnes (frango, porco, cabrito), feijões, molhos, pizzas, vinagre, azeite, saladas. 

É um bom digestivo. Previne gases, abre o apetite, combate gripes, resfriados e tosses catarrais. É bom tônico para os nervos, previne também fraqueza sexual, reumatismos e afecções da pele.

MANJERICÃO ou ALFAVACA CHEIROSA (Ocimum basilicum)

MANJERICÃO ou ALFAVACA CHEIROSA (Ocimum basilicum)

MANJERICÃO ROXO

MANJERICÃO FINO FRANCÊS

O Manjericão é uma planta anual, de 30 cm de altura, com folhas ovaladas, muito aromáticas. Seus talos terminam em raminhos de flores. Altamente usado na culinária, também embeleza os jardins e plantada em vasos, perfuma os ambientes. Cada grama de sementes possui 600 unidades.

USO MEDICINAL: Na má digestão, cólicas e afecções das vias respiratórias. As folhas e flores são usadas no tratamento dos gases intestinais. É excelente tônico, anti- séptico, diurético, carminativo e antiespasmódico. 

EMPREGO: 2g da planta para um copo de água fervente.

USO CULINÁRIO: Ideal para dar gosto em pratos á base de queijos, tomates, vegetais, saladas e é muito empregado em massas à moda italiana. Conhecido também como basilicão, é muito usado em molhos vermelhos e no famoso pesto. O tomate é seu par perfeito para molhos, saladas e petiscos. Serve para condimentar carnes, peixes, sopas, saladas, vinagre e azeite. 

QUANDO PLANTAR: Pode ser plantado durante o ano todo.

COMO PLANTAR: Pode ser semeado diretamente no canteiro definitivo ou em sementeira. Semear em terra adubada, cobrindo com meio centímetro de terra bem fina. Irrigarem seguida. Germina entre 14 e 20 dias.

COMO CUIDAR: Desbastar ou transplantar as mudas, com 7 cm de altura, deixando 30 cm de espaço entre elas. Elas crescem melhores em locais quentes e ensolaradas. A Colheita é feita aos 90 dias.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2 : ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20. 


LOSNA OU ABSINTO – (Artemísia obsinthium)

LOSNA OU ABSINTO –  (Artemísia obsinthium)

Planta perene, que atinge até 60 cm de altura. Forma inúmeros ramos tenros, cobertos de folhas muito recortadas, de coloração verde - clara. Seu aroma é forte e pouco agradável. O sabor é muito amargo. Cada grama de sementes possui 16560 sementes.

USO INDUSTRIAL: Muito usada na preparação de licores, vinhos e aperitivos.

USO MEDICINAL: Nas perturbações digestivas, estomacais, também muito eficientes como vermífugo e no combate a febre.

EMPREGO: 5g em um litro de água fervente.

QUANDO PLANTAR: Pode ser plantada durante o ano todo.

COMO PLANTAR: Semear em canteiros, cobrir com leve camada de terra fina, e irrigar em seguida.

COMO CUIDAR: Transplantar as mudas quando atingirem 12 cm de altura, deixando 40 cm de espaço entre as plantas. É pouco exigente quanto ao solo e resistente a falta de chuvas, depois do pegamento das mudas.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m²: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20

HORTELÃ ou MENTA – (Menta piperita)

HORTELÃ ou MENTA – (Menta piperita)

Erva perene, que se estabelece rapidamente e produz muitos ramos com folhas ovais, serrilhadas, fortemente perfumadas. Atinge 40 cm de altura.  Planta muito cultivada para a produção de óleo aromático, presente em todas as partes da planta. Pode ser cultivada em vasos, hortas e jardins. Cada grama de sementes possui 12180 sementes.

USO CULINÁRIO: Presta-se muito para molhos, ervilhas, cenoura, feijão, batatas e para decoração de pratos. É de muito bom gosto para servir com licores. É acompanhamento tradicional para carne de cordeiro.

USO MEDICINAL: O chá de hortelã possui propriedades tônicas, calmantes, digestivas, antissépticas, antiespasmódicas e vermífugas. É também muito empregado contra náuseas e resfriados.

QUANDO PLANTAR: Durante todo o ano.

COMO PLANTAR: Semear em terra adubada, cobrindo com meio centímetro de terra fina. Irrigar em seguida. Germina entre 10 e 14 dias.

COMO CUIDAR: Transplantar as mudas para o canteiro definitivo, quando elas tiverem 10 cm de altura. Deixar uma distância de 30-35 cm entre as plantas. Irrigar sempre que for necessário. A colheita pode ser iniciada aos 40 dias.


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m ²: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico 5-20-20. Utilizada em carnes de carneiro, saladas, quibes, molhos, sucos, balas, drinques e licores. É indicada no tratamento de gripes, resfriados, cólicas, flatulência, vermes, distúrbios digestivos e náuseas.

HISSOPO ou ALFAZEMA DE CABOCLO – (Hyssopus officinalis)

HISSOPO ou ALFAZEMA DE CABOCLO – (Hyssopus officinalis)

Erva perene que atinge 40 cm de altura. Forma caules, com muitos ramos, cobertos de folhas verdes- claras. As folhas tenras têm sabor de menta. Cada grama possui 895 sementes.

USO CULINÁRIO: Muito usado em saladas, pratos de carne e na fabricação de licores.

USO MEDICINAL: É muito usado contra asma, afecções bronquiais e distúrbios do estômago.

QUANDO PLANTAR: Durante o ano todo.

COMO PLANTAR: Semear em canteiros, cobrir com meio centímetro de terra bem fina, e irrigar em seguida.
COMO CUIDAR: Transplantar as mudas para o canteiro definitivo quando estas atingirem 15 cm de altura, deixando 35 cm de espaço entre elas. Irrigar regularmente. Início da colheita: 80 á 90 dias.


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m² : ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20.

HIPÉRICO – (Hipericum perforatum)

HIPÉRICO – (Hipericum perforatum)

O nome dessa importante erva nos dá alguma indicação de como sua posição de reverência entre os curandeiros tradicionais, nativos e folclóricos ao longo do tempo e das regiões geográficas: São João de Deus é o Santo patrono das enfermeiras, “wort” é simplesmente Inglês Antigo para “planta”, tornando-se “planta das enfermeiras” ou “erva para enfermeiras”, dada através da beneficência de São João de Deus. Atualmente o valor dessa planta está recebendo ampla atenção por duas razões:
1. Os mal-estares que ela trata não tem obtido satisfação popular usando agentes farmacêuticos “tradicionais”; e
2. Métodos modernos de pesquisa científica obtiveram resultados promissores no tratamento de certos mal-estares usando St. John’s Wort.

O QUE ELE TRATA:
-Condições nervosas, incluindo ansiedade, depressão e vários outros mal-estares psiquiátricos;
-Neuralgia (dor ao longo de um ou mais nervos) (se você tiver, você sabe que conseguir tratar é uma boa notícia; se você não tiver, você é um felizardo: neuralgia é um termo genérico que se refere à dor física que afeta o corpo na área de distribuição do nervo afetado. (A neuralgia é bastante dolorosa e difícil de tratar);
-Tratamento de ferimentos;
-Condições renais;
-Desordens do sono;
-Inflamações;
-Infecções bacteriológicas;
-Infecções de vírus;
-Ajuda na perda de peso.

DEPRESSÃO:
Nota: A depressão pode ser uma séria doença com sérias consequências potenciais, e o seu tratamento deve sempre ser prescrito e supervisionado por um médico qualificado. O conteúdo que segue é somente para fins informativos, e não deve ser construído como ou substituído por orientação médica.

OUTROS USOS:
PROPRIEDADES ADICIONAIS DO ST JOHN’S WORT
-Desordens do sono: melhora a profundidade do sono
-Perda de peso: interrompe o ciclo depressão-alteração do comportamento-solução, ajudando a melhorar o humor - Ferimentos: o óleo de St John’s possui propriedades antibacterianas e antivírus.
-Câncer: em ação similar às suas propriedades antivírus, St John’s demonstrou atingir células de câncer.
-Ansiedade: a erva adicionada à água do banho tem sido usado tradicionalmente no tratamento da ansiedade e cólica infantil; isso é uma aplicação transdérmica, nada misterioso.

PROPRIEDADES ANTIVÍRUS:
-Possui a capacidade de atacar novos vírus à medida que eles entram no hospedeiro, e previne de células infetadas.
-As propriedades antivírus da Erva de São João têm mostrado mais eficiência na presença de luz.
-Em geral, a Erva de São João demonstrou grande potencial em se tornar um agente eficaz no tratamento de HIV, entre outros vírus.

OBSERVAÇÃO: cada grama de sementes possui em média 7540 unidades.


FUNCHO MEDICINAL – (Foeniculum officinale)

FUNCHO MEDICINAL – (Foeniculum officinale)
Planta perene ou bianual, herbácea, alta (90 a 150 cm), ereta. Esta variedade de funcho não forma cabeça, apenas caules eretos, cilíndricos, lisos, estriados. Produz flores pequenas e amarelas no verão.

USOS: na culinária as folhas são usadas com carne de porco, peixe, molhos e receios. As sementes são usadas como condimento. Na condição medicinal, é indicado no tratamento de flatulência e cólicas.

CULTIVO: semear diretamente em local definitivo, ou transplantar individualmente. Se utilizar bandejas como células, deixar uma muda por célula, sem deixar que ela fique delimitada pela raiz.
São necessários em torno de 7 semanas para as mudas ficarem prontas para o transplante.

TRATOS CULTURAIS: quando semeado no local definitivo, deve-se desbastar deixando-se uma distância de 60 cm entre fileiras e 35 a 45 entre plantas. Capinas e irrigações devem ser feitas sempre que necessário. Sementes por grama: aproximadamente 575 sementes por grama. Para o cultivo de 1 hectare são necessários 8 a 10 kg de sementes no plantio direto, em sementeiras, a necessidade é de 4 a 6 g por metro quadrado. A planta exige solos leves, ricos em matéria orgânica e minerais, bem drenados e profundos. A colheita se inicia entre 50 a 65 dias após a semeadura.


FUNCHO DOCE DE FLORENÇA – (Foeniculun vulgare)

FUNCHO DOCE DE FLORENÇA – (Foeniculun vulgare)

Clima e Solo: adapta-se a várias condições de clima e solo. Regiões de clima ameno ao nível do mar apresentam as melhores produções em qualidades aromáticas e medicinais. Pouco exigente quanto ao solo.
Época de Plantio: início da Primavera (Agosto a Março).
Tratos Culturais: sementes em sulcos com 2 a 4 cm de profundidade. Quando as plantas atingirem de 7 a 10 cm de altura se faz o desbaste, deixando uma planta a cada 60 cm. A colheita é feita quando estiverem passando do verde-escuro para o verde- amarelado ou acinzentado.
Quilogramas por hectare: 10 a 17, cada grama possui 190 sementes.
Espaçamento: 30 cm entre linhas e 30 cm entre plantas.
Profundidade de plantio: 1 a 1,5 cm.
Colheita: 120 dias após o plantio.
Rendimento: 1 a 2 ton/ha de sementes.
Características: as plantas atingem de 50 a 60 cm de altura. Os talos tenros e carnosos formam na base das folhas um engrossamento que alcança o tamanho de um "punho". Uso medicinal.


ESTRAGÃO – (Artemísia dracunculus)

ESTRAGÃO – (Artemísia dracunculus)

O estragão é uma planta perene, com talos de 80 cm de altura, cobertos de folhas estreitas ,compridas, pontiagudas , aromáticas e de fino sabor. Cada grama de sementes possui em média 8457 sementes.

USO CULINÁRIO: As folhas podem ser usadas frescas ou secas, em pratos de peixes, ovos e especialmente frango e porco. Também é muito usado para perfumar saladas, molhos e vinagre.

USO MEDICINAL: O chá das folhas alivia cólicas menstruais.

QUANDO PLANTAR: Durante o ano todo.

COMO PLANTAR: Prefere solos bem drenados, deve ser semeado em terra adubada, cobrindo com meio centímetro de terra bem fina. Irrigar em seguida.

COMO CUIDAR: Transplantar para o canteiro definitivo quando as mudas tiverem 10 cm de altura. Deixar uma distância de 30 cm entre as plantas e entre as linhas. Irrigar sempre que for necessário. Início da colheita: aos 60 dias.


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20. É empregado como condimento de pepinos e cebolinhas em conserva e como aromatizante de vinagres para o tempero de saladas. É de utilização muito freqüente e variada em pratos de aves e peixes frios e, particularmente, em molhos. Alivia cólicas menstruais.

ERVA CIDREIRA ou MELISSA – (Melissa officinalis)

ERVA CIDREIRA ou MELISSA – (Melissa officinalis)

Melissa, Erva-cidreira, Erva-cidreira-verdadeira, Erva-cidreira-europeia, Chá-de-França, Citronela, Melissa-romana. Planta perene, herbácea (0,50 - 1,00 m) com rizoma ramificado e raízes fibrosas. Caule muito ramificado, tenro, quadrangular, ereto ou mais ou menos prostrado, piloso e aromático. Cada
grama possui em média 1990 sementes.
Folhas simples, inteiras, pequenas, oposto-cruzadas com lâmina pilosas ovalado-triangular de base ligeiramente cordiforme e ápice pouco agudo.
Pecíolo fino e alongado com estípulas pequenas na base. As folhas são, também, peninérveas com inúmeras nervuras secundárias e terciárias formando um retículo. Bordas dentadas- crenados. Face ventral da lâmina verde-escura algo brilhante e a dorsal esbranquiçada com nervuras
saliente, vendo-se nesta face inúmeras glândulas que dão à folha um aroma suave e agradável.
Flores pequenas, hermafroditas, zigomorfas, diclamídeas, pentâmeras.
Cálice gamossépalo, piloso, com arestas e 5 dentes sendo 3 superiores e 2 inferiores mais alongados. Corola gamopétala, bilabiada, branco- lilacina com 5 lóbulos sendo 2 superiores menores e bífidos e 3 inferiores maiores e revirados para baixo.Androceu de 4 estames didínamos, de filetes longos, com os anteriores maiores, anteras alongadas e encarminadas com
2 lojas de deiscências longitudinais. Gineceu súpero, bicarpelar, bilocular com estilete ginobásico longo, com estima bifurcada em ramos desiguais, mais escuros que o estilete. Óvulos- 4, ortótropos, sobre um disco glandular expandido. Flores reunidas em fascículos de 2 – 6 unidades. Frutos secos separando-se em 4 fritículas (núculas). Sementes representadas pelas
núculas acima referidas.

ORIGEM: Oriente Médio e Sul da Europa (região mediterrânea).
OCORRÊNCIA: Como planta cultivada em vários países de clima subtropical e temperado. Encontrada em quase todo o Brasil especialmente nos Estados Unidos.

CULTIVO
Propagação:
a) Por sementes,
b) estacas,
c) divisão de touceiras.
Época de plantio: estacas e dividir. touceira (outono); sementes (primavera).
Espaçamento: 50 a 60 cm entre linhas e 40/50 cm entre as plantas.
Quantidade de sementes: A semeadura é feita em viveiros usando 0,5 g darão mudas para 10 m2
- de área plantada. Um grama de sementes contém cerca de 1.930 sementes, ou seja, 1.000 pesam 0,512 gramas.
Tempo de germinação: Cerca de 20 35 dias. Profundidade: 1,0 cm.
Clima: Temperado-brando, a planta não resiste a geadas e ventos frios.
Exposição a pleno sol. A parte aérea rebrota anualmente.
Solos: Profundos, sílico-argiloso, permeáveis e ricos em matéria orgânica. Solos muito secos
ou muito úmidos são impróprios a esta espécie.
Tratos Culturais: Constam do controle a invasoras e afofamento do solo.
Se o solo estiver muito seco haverá necessidade de irrigação, mas planta não gosta de água em
excesso e irrigação nas horas quentes.
Pragas e doenças: As principais pragas até agora observadas foram:
1) broca dos ponteiros que ataca inúmeras labiadas e parece ser causada por um ortóptero, vulgarmente chamado de esperança, e por vez pulgões. Foi constatada a ocorrência de uma doença fúngica que deixa manchas pardas nas folhas e ocasiona uma desfolha precoce. O que deve ocasionar este fenômeno, é um agente desconhecido. As boas condições de solo, plantio
em clima e época adequada, densidade normal e adubação correta eliminam em muito a ocorrência de doenças.
Colheita:
1) parte colhida _ folhas (para medicamento e condimento); sumidades floridas para aromatizante e perfumarias.
2) quando colher - as folhas são colhidas no seu máximo de produção de massa verde e concentração de princípios medicinais que ocorre logo que surgem os primeiros botões florais. Evitem-se as horas muito quentes do dia, no verão e as horas de orvalho e após chuva.

3) rendimento - É variável, no segundo ano, em torno de 10 a 15 mil quilos por hectare de cultura. Após a secagem este peso ficará entre 2.500 a 3.500 Kg de planta seca por hectare. Secagem e armazenagem: Como planta aromática que é, deve ser feita uma secagem com extremo cuidado. A temperatura não deve passar de 38 graus Centígrados com boa tiragem de ar e ambiente escuro. Isto dará um produto seco, de cor verde-clara, limpa e de bom aroma. A armazenagem deve ser feita em sacos de papel, nunca em embalagem plástica, e estes sacos poderão ser estocados em caixas de papelão ou madeira e conservados em lugar limpo, sem poeira ou roedores, pouca luz e baixo teor de umidade.

ENDRO ou ANETO – (Anethum graveolens)

ENDRO ou ANETO – (Anethum graveolens)

Planta anual que atinge 80 cm de altura, cujas folhas, finamente divididas têm um sabor que se confunde com o funcho e com a menta. Produz pequenos frutos achatados, de forte sabor amargo, que servem para aromatizar as conservas, principalmente de pepinos. Plantas com alto conteúdo de óleo aromático.

USO CULINÁRIO: O agradável aroma de suas folhas aumenta o sabor de pratos de peixes, batatas, saladas, carnes e sopas. É muito usado na preparação de picles.

USO MEDICINAL: Indicado como anti-inflamatório, no tratamento das estomatites e problemas intestinais. Emprego: Usam-se as sementes, em infusão.

QUANDO PLANTAR: Durante a primavera, outono e inverno, evitando-se as temperaturas quentes do verão.

COMO PLANTAR: A semeadura deve ser feita, bem espaçada, em canteiro.
adubado. Cobrir com leve camada de terra e regar em seguida. Germina entre 5 e 8 dias. Cada grama possui em média 885 sementes.

COMO CUIDAR: Fazer o desbaste, quando as mudas atingirem 12 cm de altura, deixando as plantas a 30 cm de distância entre si. Início da colheita: 65 dias


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20- 20.

COMINHO VERDADEIRO – (Cominum cyminum)

COMINHO VERDADEIRO – (Cominum cyminum)

Arbusto de pequeno porte com altura máxima de 40 cm, caule muito ramificado e folhas finamente divididas, de coloração verde escura. USO CULINÁRIO: As sementes são usadas para a produção de licores e outras bebidas, queijos, embutidos, pães e conservas.

USO MEDICINAL: É muito usado como estimulante tônico e digestivo.

QUANDO PLANTAR: Nas regiões quentes, durante todo o ano, em regiões muito frias, de setembro a janeiro.

COMO PLANTAR: Semear em bandejas de isopor ou caixotes, com terra bem adubada e cobrir com meio centímetro de terra fina. Irrigar em seguida. Cada grama possui em média 287 sementes.

COMO CUIDAR: Transplantar as mudas quando atingirem 10 cm de altura. Deixar 30 cm entre as linhas e 20 cm de espaço entre as plantas. Irrigar regularmente. Início da colheita: 70 a 80 dias


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m²: ½ kg de calcáreo, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral, bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20- 20.

CEBOLINHA VERDE FINA – (Allium schoenoprasum)

CEBOLINHA VERDE FINA – (Allium schoenoprasum)

Planta herbácea, anã, de folhas finas, fistulosas e ocas, com sabor suave de cebola. Caule subterrâneo, com tendência a formar touceira. cebolinha verde difere da cebola-de-cabeça, por não produzir bulbos, formar touceiras e por ser perene.

USO CULINÁRIO: Largamente empregada como tempero, serve para enriquecer qualquer prato, como molhos, carnes, sopas, saladas, etc..

QUANDO PLANTAR: Pode ser plantada durante todo o ano.

COMO SEMEAR: As sementes devem ser plantadas em caixotes com solo fértil, cobrindo com meio cm de terra bem fina. Regar em seguida. Germina entre 12 e 16 dias. Cada grama possui em média 830 sementes.

COMO CUIDAR: As mudas estarão prontas para o transplante cerca de 40 dias após a semeadura. Deixar 20 cm de espaço entre as linha e 10 cm entre as plantas. A colheita se inicia aos 80 dias.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100 gs de adubo químico na fórmula 5-20-20. Cortada em rodelinhas finas, dão um delicioso sabor de cebola e saladas, pratos com ovos e com queijos frescos, sopas e molhos. É excelente auxiliar nos tratamentos contra problemas de circulação.

CAMOMILA ou MAÇANILHA – (Matricaria chamomilla)

CAMOMILA ou MAÇANILHA – (Matricaria chamomilla)

Planta anual, com 30 cm de altura, bastante ramificada, de aroma e gosto peculiar. Produz pequenas flores, de pétalas brancas, com grande miolo amarelo. Floresce na primavera, até o início do verão. É cultivada nas hortas, jardins ou vasos.

USO MEDICINAL: As suas flores têm propriedades calmantes e são usadas, também como tônico digestivo. Externamente, podem ser empregadas nas dores reumáticas. Também é muito empregado nas inflamações dos intestinos, da pele e dos olhos; nas diarreias e problemas gastrintestinais, gota e reumatismo.

EMPREGO: 3g de flores em meio litro de água fervente.

QUANDO PLANTAR: Nos locais de frios intensos, semear no fim do inverno e durante a primavera. Nas regiões quentes, pode ser plantada durante todo o ano.

COMO SEMEAR: Semear, no local definitivo, em linhas distantes 30 cm. Cobrir com leve camada de terra. Regar em seguida e sempre que for necessário. Germina em 25 ou 30 dias. Cada grama de sementes possui em média 5280 unidades.

COMO CUIDAR: Fazer o raleamento das plantas, deixando 20 cm entre uma planta e outra. Gosta de locais bem ensolarados e tolera bem a falta de chuvas. Colher as flores, quando estas estiverem bem desenvolvidas, já inclinadas para o solo. Secar 'ıa sombra, em local bem ventilado.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: 1/2kg de calcário, 1/2kg de adubo orgânico ou esterco de curral, bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula  5-20-20.