terça-feira, 17 de maio de 2016

HORTELÃ ou MENTA – (Menta piperita)

HORTELÃ ou MENTA – (Menta piperita)

Erva perene, que se estabelece rapidamente e produz muitos ramos com folhas ovais, serrilhadas, fortemente perfumadas. Atinge 40 cm de altura.  Planta muito cultivada para a produção de óleo aromático, presente em todas as partes da planta. Pode ser cultivada em vasos, hortas e jardins. Cada grama de sementes possui 12180 sementes.

USO CULINÁRIO: Presta-se muito para molhos, ervilhas, cenoura, feijão, batatas e para decoração de pratos. É de muito bom gosto para servir com licores. É acompanhamento tradicional para carne de cordeiro.

USO MEDICINAL: O chá de hortelã possui propriedades tônicas, calmantes, digestivas, antissépticas, antiespasmódicas e vermífugas. É também muito empregado contra náuseas e resfriados.

QUANDO PLANTAR: Durante todo o ano.

COMO PLANTAR: Semear em terra adubada, cobrindo com meio centímetro de terra fina. Irrigar em seguida. Germina entre 10 e 14 dias.

COMO CUIDAR: Transplantar as mudas para o canteiro definitivo, quando elas tiverem 10 cm de altura. Deixar uma distância de 30-35 cm entre as plantas. Irrigar sempre que for necessário. A colheita pode ser iniciada aos 40 dias.


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m ²: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico 5-20-20. Utilizada em carnes de carneiro, saladas, quibes, molhos, sucos, balas, drinques e licores. É indicada no tratamento de gripes, resfriados, cólicas, flatulência, vermes, distúrbios digestivos e náuseas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário