terça-feira, 17 de maio de 2016

ANIS ou ERVA – DOCE – (Pimpinella anisum)

ANIS ou ERVA – DOCE (Pimpinella anisum)

Anis, anis-verde, Erva-doce, Pimpinela.  Planta anual, herbácea (0,30 - 0,70 m), ereta e aromática. Caule ramoso, estriado, cilíndrico, oco e algo pubescente. Raiz fusiforme, delgada e perpendicular.
Folhas inteiras, rosuladas ou alternas, longamente pecioladas, limbo cordiforme ou arredondado com lóbulos lanceolados. As superiores trífidas e franjadas com segmentos lineares e pecíolos curtos, todas lisas, verde-claras e aromáticas.
Flores pequenas, actinomorfas, hermafroditas, diclamídeas. Cálice com cinco dentes atrofiados. Pétalas em número de cinco de cor branca ou rosada. Igual número de estames, alternos com pétalas, de filetes filiformes e anteras bitecas de deiscência longitudinal. Ovário ínfero, bilocular, com lóculos biovulados. Estiletes-2, simples, sobre um estilopódio curto. Florescimento em dezembro-janeiro. Frutos constituídos de diaquênio, formados pela união de dois mericarpos curtos e com cinco arestas bem visíveis, verde-escuros ou acinzentados, muito aromáticos, pubescentes em toda a superfície, cumprimento maior que a largura, sabor pronunciado e característico.

ORIGEM: Oriente Médio e Egito e Regiões Mediterrânicas da Europa.

OCORRÊNCIA: É encontrado silvestre e cultivado nas regiões acima citadas; e em inúmeros países de clima subtropical e temperado. Em todo o mundo é encontrado sob a forma cultivada. Na América do Sul é especialmente cultivado no Chile e Argentina.

CULTIVO Propagação: Por sementes, em linhas, no local definitivo.
Época de Plantio: Outono (locais mais quentes) e na primavera em local muito sujeito a frios intensos.  Quantidade de sementes: 40 a 50 sementes por metro linear de sulcos, que são deixados a 50 cm um do outro. O que acarretará um gasto de cerca de 20 Kg de sementes por hectare, sendo que cada grama possui em média 200 unidades. A semeadura deverá ser feita a uma profundidade de 1-1,5 cm a germinação se dará em 15 ou 20 dias. Deve-se ralear nos semeios densos deixando as plantas a 20 cm entre si na linha. Clima: Temperado. Sem geadas ou frios em excesso. Deve-se plantar em locais ensolarados.  Temperatura média de 20 graus Centígrados. As chuvas devem ser regulares e frequentes e, na falta delas, são necessárias irrigações. Solos: Férteis, leves, drenados como areno-argilosos. Produz mal em solos duros, secos e pobres em nutrientes e matéria orgânica.
Tratos Culturais: Desbaste, controle de invasoras e irrigações, se necessárias. Pragas e doenças: As lagartas das borboletas dos gêneros Tortix e Depressaria atacam as folhas causando danos. Nas sementes o inseto comedor de sementes de gêneros Ditomus (D. caydonius), pode, também, ocasionará prejuízos. As doenças mais ocorrentes são as causadas pelos fungos Puccinia pimpinella Mar (ferrugem), e o Plasmopora nivea Shrot, causador do médio. Repetimos que, em boas condições de solo, clima, densidade, adubação e umidade a planta se manterá sadia e dificilmente será atacada por pragas ou doenças.

COLHEITA:
a) parte colhida - os frutos, erradamente chamados de sementes.
b) ponto de colheita - quando as maiorias dos grãos estiverem bem desenvolvidas e consistentes, mas ainda esverdeados, pois, quando escuros, muitos já terão caído no solo. Quando as primeiras sementes estiverem mudando a cor para castanho, isto é, aos 120/130 dias do plantio.
c) hora da colheita - pela manha, após secar o orvalho.
d) rendimento - 600 a 1.000 Kg/ha em boas condições de Clima e Solo. Em condições excepcionais de solo, clima adubação, ausência de pragas e doenças etc... a colheita poderá subir de 1200 a 1500 Kg ou até 2.000 Kg/ha.

Secagem: Em local escuro e ventilado com temperaturas de 20 a 40 graus Centígrados. A armazenagem não deve ser feita em sacos plásticos; os de papel são ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário