terça-feira, 17 de maio de 2016

ALECRIM ou ROSMARINHO – (Rosmarinus officinalis)

ALECRIM ou ROSMARINHO – (Rosmarinus officinalis)

O Alecrim é um pequeno arbusto, perene, cultivado nas hortas e jardins, não atingindo mais de 1 m de altura. As folhas são estreitas, verdes em cima e claras embaixo, muito aromáticas e com odor de noz moscada.

USO CULINÁRIO: As folhas tenras são muito usadas em assados de porco, peixes e aves.

USO MEDICINAL: Indicado nas anemias, bronquites, asma, dores nas articulações, digestões difíceis, gases intestinais, como tônico cardíaco e do sistema nervoso bem como no tratamento das aftas.
Emprego: 4g da planta em 1 copo de água quente, como chá. Para banhos estimulantes usa-se 1 kg da planta.

QUANDO PLANTAR: Durante todo o ano.

COMO PLANTAR: Semear em terra fofa e adubada. Cobrir com leve camada de terra fina e irrigar em seguida. Germina entre 10 e 15 dias. Cada grama de sementes possui 830 unidades.

COMO CUIDAR: Transplantar as mudas para o canteiro definitivo, quando estas atingirem 10 cm de altura, em linhas distantes 80 cm entre si. Deixar 50 cm de espaço entre as plantas. Depois do pegamento, a planta tolera bem a falta de chuvas e é pouco exigente quanto ao solo. Início da colheita: 60 á 70 dias.

ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades por m2: 1/2kg de calcário, 1/2kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20- 20.
Condimento usado para dar sabor a sopas, batatas e carnes bovinas e equilibrar o gosto forte de outras (cabrito, porco, ovelha, frango). É composição obrigatória de vinhas d'alho e marinadas.

Seu uso medicinal é eficiente contra gases intestinais, problemas hepáticos, indigestão, escassez de bílis, falta de apetite, nervosismo, fadiga corporal e aftas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário