terça-feira, 17 de maio de 2016

ENDRO ou ANETO – (Anethum graveolens)

ENDRO ou ANETO – (Anethum graveolens)

Planta anual que atinge 80 cm de altura, cujas folhas, finamente divididas têm um sabor que se confunde com o funcho e com a menta. Produz pequenos frutos achatados, de forte sabor amargo, que servem para aromatizar as conservas, principalmente de pepinos. Plantas com alto conteúdo de óleo aromático.

USO CULINÁRIO: O agradável aroma de suas folhas aumenta o sabor de pratos de peixes, batatas, saladas, carnes e sopas. É muito usado na preparação de picles.

USO MEDICINAL: Indicado como anti-inflamatório, no tratamento das estomatites e problemas intestinais. Emprego: Usam-se as sementes, em infusão.

QUANDO PLANTAR: Durante a primavera, outono e inverno, evitando-se as temperaturas quentes do verão.

COMO PLANTAR: A semeadura deve ser feita, bem espaçada, em canteiro.
adubado. Cobrir com leve camada de terra e regar em seguida. Germina entre 5 e 8 dias. Cada grama possui em média 885 sementes.

COMO CUIDAR: Fazer o desbaste, quando as mudas atingirem 12 cm de altura, deixando as plantas a 30 cm de distância entre si. Início da colheita: 65 dias


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20- 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário