terça-feira, 17 de maio de 2016

ESTRAGÃO – (Artemísia dracunculus)

ESTRAGÃO – (Artemísia dracunculus)

O estragão é uma planta perene, com talos de 80 cm de altura, cobertos de folhas estreitas ,compridas, pontiagudas , aromáticas e de fino sabor. Cada grama de sementes possui em média 8457 sementes.

USO CULINÁRIO: As folhas podem ser usadas frescas ou secas, em pratos de peixes, ovos e especialmente frango e porco. Também é muito usado para perfumar saladas, molhos e vinagre.

USO MEDICINAL: O chá das folhas alivia cólicas menstruais.

QUANDO PLANTAR: Durante o ano todo.

COMO PLANTAR: Prefere solos bem drenados, deve ser semeado em terra adubada, cobrindo com meio centímetro de terra bem fina. Irrigar em seguida.

COMO CUIDAR: Transplantar para o canteiro definitivo quando as mudas tiverem 10 cm de altura. Deixar uma distância de 30 cm entre as plantas e entre as linhas. Irrigar sempre que for necessário. Início da colheita: aos 60 dias.


ADUBAÇÃO: Recomenda-se aplicar as seguintes quantidades, por m2: ½ kg de calcário, ½ kg de adubo orgânico ou esterco de curral bem curtido e 100gs de adubo químico na fórmula 5-20-20. É empregado como condimento de pepinos e cebolinhas em conserva e como aromatizante de vinagres para o tempero de saladas. É de utilização muito freqüente e variada em pratos de aves e peixes frios e, particularmente, em molhos. Alivia cólicas menstruais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário