terça-feira, 17 de maio de 2016

SANSÃO DO CAMPO

Sansão do Campo

Cerca vida de rápido crescimento, atingindo no primeiro ano, de 1,5 a 2 metros de altura. A planta adulta pode chegar até a 6 metros de altura. É indicada para semeadura na primavera, verão. Apresenta plantas rústicas, de fácil cultivo, baixo custo, com grande número de espinhos (semelhantes ao da roseira), perene e que não exige poda, com vida útil superior a 50 anos, com troncos de madeira nobre que atinge 10 cm de diâmetro de puro cerne.
          As principais utilizações são a vedação de divisas, a repartição de piquetes, serve como barreira visual, impede a passagem de pessoas e animais, é excelente como quebra- vento, retentor de pragas transportadas pelo vento e retentor de poeira das estradas, também é adequado como muro verde em condomínios, residências e indústrias.

Como Plantar
Plantio Direto: Faz-se um sulco com o cabo da enxada ou equivalente, de 1 a 2 cm de profundidade. É conveniente preparar a terra 10 dias antes do plantio. Deve-se semear 3 sementes a cada 10 cm de sulco, cobrindo as sementes com uma camada fina da terra (2 a 3 mm) e mantê-la com umidade média constante.

Plantio Com Mudas: Deve-se encher o saquinho plástico, bandeja ou tubete com terra (substrato) sem compactar, e colocar 3 sementes por recipiente, cobrindo-as com 2 a 3 mm de terra (substrato) peneirado. A germinação ocorre de 7 a 10 dias após a semeadura.

O viveiro das mudas deve ser em local semi- sombreado, onde se mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada. O transplante para o local definitivo deve ser feito quando as mudas atingirem 10 a 15 cm de altura. O espaçamento recomendado é de 10 cm entre as plantas, pois desta forma os troncos se encostarão, formando uma verdadeira “muralha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário