terça-feira, 17 de maio de 2016

FUNCHO MEDICINAL – (Foeniculum officinale)

FUNCHO MEDICINAL – (Foeniculum officinale)
Planta perene ou bianual, herbácea, alta (90 a 150 cm), ereta. Esta variedade de funcho não forma cabeça, apenas caules eretos, cilíndricos, lisos, estriados. Produz flores pequenas e amarelas no verão.

USOS: na culinária as folhas são usadas com carne de porco, peixe, molhos e receios. As sementes são usadas como condimento. Na condição medicinal, é indicado no tratamento de flatulência e cólicas.

CULTIVO: semear diretamente em local definitivo, ou transplantar individualmente. Se utilizar bandejas como células, deixar uma muda por célula, sem deixar que ela fique delimitada pela raiz.
São necessários em torno de 7 semanas para as mudas ficarem prontas para o transplante.

TRATOS CULTURAIS: quando semeado no local definitivo, deve-se desbastar deixando-se uma distância de 60 cm entre fileiras e 35 a 45 entre plantas. Capinas e irrigações devem ser feitas sempre que necessário. Sementes por grama: aproximadamente 575 sementes por grama. Para o cultivo de 1 hectare são necessários 8 a 10 kg de sementes no plantio direto, em sementeiras, a necessidade é de 4 a 6 g por metro quadrado. A planta exige solos leves, ricos em matéria orgânica e minerais, bem drenados e profundos. A colheita se inicia entre 50 a 65 dias após a semeadura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário