quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estilos de Jardim

Estilos de Jardim

Jardim Clássico ou Formal:

O estilo formal é facilmente reconhecível, pois tem um equilíbrio rígido e formal, caracterizado sempre por linhas geométricas do traçado. Círculos, retângulos e semi-círculos combinam-se criando uma paisagem desenhada com régua e compasso. Fazem parte do complemento, como elemento decorativo, o uso de figuras de topiaria de suas sebes e cercas vivas. A decoração é clássica e inspirada na Renascença Italiana. O jardim delineia um ambiente quase teatral e dramático, como esculturas clássicas. Estátuas, escadarias e lindas fonts de desenho clássico, fazem o complemento.
Jardim Colonial:
O estilo colonial pode se confundir com o rural, pois muitos de seus elementos decorativos provêm de antigas fazendas, do tempo coloniall. As espécies podem ser nativas da região, incorporada a ellas, caminhos com seixos e cascalhos, que levam a cantos com bancos e fontes, circundando lagos e canteiros bem formados com espécies de diferentes cores e folhagens. Ainda no jardim, são usados adornos tais como : vasos adaptados de peças que eram utiilizadas antigamente, vasos de barro, cestas de raízes naturais, charretes com flores,rodas de carroças antigas, etc.

Jardim Contemporâneo:

Nestes jardins os elementos civis e de decoração muitas vezes possuem linhas retas e simples e quase sempre dão vez ao “prazer de viver”. Este tipo de jardim se caracteriza por ter plantas estruturais que realcem e façam um pano a estes confortos. Geralmente as pavimentações são lisas, bem confeccionadas, de materiais caros e nobres, e a mobília sempre adaptada ao modernismos de vida. Os vasos, jardineiras e fontes, podem ter a função de ser quase “esculturas “, construídas como ellementos de destaque.

Jardim Mediterrâneo:

Os Jardins mediterrâneos tendem a tornar-se cada vez mais populares por entre aqueles que pretendem criar uma atmosfera cheia de mistério e tradição. Este estilo é uma tendência de design, caracterizado por cores alegres e brilhantes que contrastam com a cor terrena da paisagem natural. E freqüente neste estilo a presença de pátios, convidando ao repouso e ao convívio, cirando uma atmosfera íntima e abrigada, como se fosse a extensão da casa. As plantas utilizadas gostam de pouca rega, solo pobre e muita luz. Plantas tais como alecrim, o limoeiro, a videira a nêspera , buxos, murta, rosas e laranjeiras, fazem parte desta ambientação. Para caminhos, são muito usadas, conchas moídas, pedriscos ou seixos de rio ou ainda, cerâmicas vitrificadas ou pisos drenantes Para bordas de canteiros entram tijolos antigos de demolição. Pequenas fontes e pequenos pátios, formando cantos agradáveis, são usados com móbiliário mais delicado, como bancos , mesas , pequenos arcos em ferro ou Madeira.

Jardim Oriental:

Este jardim muitas vezes é um jardim em miniatura, composto por um desenho rígido e simples, arquitetado com bonsai. O jardim oriental utiliza a cerejeira ornamental como foco principal e também magnólias, azaléias, coníferas, bambus, ácer vermelho,olmo,junípero, buxos e ainda pedras em número impar, lago com carpas,ponte elanternas japonesas.. Este jardim tem como objetivo pacificar o espírito, equilibrá-lo em contato com a natureza e abrí-lo a meditação. Este Jardim tem crescido em populariedade dado o crescente número de pessoas em busca da paz que este jardim transmiite.

Jardim Tropical:

O expoente máximo dentro do jardim tropical foi a criação de Burle Marx. Seus jardins passaram a valorizar nossas plantas e folhagens, e num movimento de antítese aos jardins europeus, o mestre direcionou-se para suas nuances e texturas, relegando a segundo plano o uso de flores delicadas e românticas. Seu uso de plantas estruturais e gigantes, e seu estilo natural, revalorizaram as nossas matas, como fontes de inspiração para os jardins. Muitas vezes também utilizou-se de diversas gramíneas, tentando revalorizá-las aos olhos preconceituosos do público brasileiro, que as encara na maioria das vezes como matos, praga ou capins.

Jardim Desértico ou Rochoso:

O Jardim desértico ou rochoso, tem por objetivo, reproduzir uma paisagem árida. Marcado pela rusticidade, é próprio para lugares inóspitos, com insolação direta e até ventos fortes. Por isto são ideais para coberturas de prédios e varandas ensolaradas. São Jardins muito ecológicos por economizarem a preciosa água Alem disto, dispensam agrotóxicos, pois são muito resistentes a pragas e doenças. Exigem pouquíssima manutenção, pois não exige regas constantes ou podas. Ele é caracterizado principalmente pela presença de plantas xerófitas, espécies que desenvolveram a habilidade de reduzir a perda de água e acumula-la para períodos de estiagem. Pedras, areia e cascalhos, fazem o pano de fundo para cactus, agaves, yucas e suculentas em geral. Tbm algumas palmeiras ( Barrigudas ) e árvores de regiões desérticas ( Carnaúba, Ouricuri, etc …. )

Jardim de Rochas:

Muitas vezes, encontramos em um terreno acidentado e de difícil acesso, rochas naturais de vários tamanhos. Podemos tirar partido deste lindo elemento natural, criando no seu entorno, um jardim de rochas, ou Rock Garden como é chamado em alguns paises. Alem que tanto as rochas como as espécies que serão plantadas, poderão funcionar como um meio de retenção do solo, principalmente, em locais que possuem certa tendência a desmoronar. Desta forma, alem da estética, você estará incorporando um valor a sua propriedade. Para este tipo de jardim, pode ser acrescentado qualquer outro estilo, com plantas tropicais, ou alpinas, bem como coníferas, alem de espécies japonesas, inglesas, etc… Indica-se escolher somente um estilo e nele seguir.

Jardim de Topiarias:

A topiaria é a arte de podar plantas em formas ornamentais. A arte da topiaria é uma pratica de jardinagem que consiste em dar formas artísticas as plantas mediante corte com tesouras de podar. Para “ esculpir “ uma planta são necessários, normalmente, vários anos de intervenções, que consistem, entre outras técnicas, em utilizar estacas e armações, para guiar o crescimento e obter as formas que de outra maneira seriam impossíveis de conseguir. Algumas das espécies vegetais, utilizadas, alem do Buxinho, são os Ligustros, Lantana, Madressilvas, Hera, Louro , alecrim,etc … Aqui, a mão de obra especializada se faz importante, para que a manutenção dos formatos seja feita de forma correta.

Jardim de Horta e Pomar:

Hoje em dia não é mais preciso sair da cidade para ter um pedacinho do “ campo”. Você pode ter uma horta orgânica e um pomar na sua casa, escritório ou apartamento. Sendo o espaço grande ou pequeno, podemos ter um cantinho especial com alguns temperos e hortaliças, e até frutíferas em vasos. Podem ser feitos de forma isolada, ou integrados com o nosso jardim , basta usar a criatividade. Ter uma horta ou pomar, muitas vezes nos remete as nossas origens, a casa de nossos pais ou avós, pois antigamente era algo comum ter verduras e frutas ao alcance das mãos. Com algumas técnicas corretas, de plantio e manutenção, podemos fazer de nossa horta ou pomar, um hobby delicioso, tendo um mínimo de trabalho.

Jardim Inglês:

O Jardim Inglês é um jardim planejado, mas tem que parecer que não foi planejado, passando a sensação de que não existiu intervenção humana, assim como uma displicência organizada, com sensação de uma paisagem natural. Por isto é o oposto dos jardins franceses e italianos, com seus desenhos simétricos e estrutura mais rígida. O Jardim Inglês possui uma aparência mais natural, com grandes maciços de plantas e linhas curvas, sendo permitida a mistura de vários tipos de flores, folhagens, arbustos e até ervas, desde que sejam plantas de pouca manutenção, tais como Lavanda, Bela-Emília, Rosas, Jasmim, Hortências, Agapantos, Glicínias, etc … Um jardim de fácil manutenção, pois é permitido que as espécies cresçam e avancem uma sobre as outras, sem a necessidade de perfeição.

Jardim Italiano:

Os Jardins Italianos possuem características específicas, como por exemplo, a utilização de plantas frutíferas e muitas flores, tais como Azaleias, lavandas, Macieiras, Limoeiros, Oliveiras, etc … São jardins bonitos e bem cuidados, contendo a mistura de um jardim clássico e funcional, com um jardim romântico. Para isto, possui ainda em sua composição, fontes grandes ou pequenas e  estatuas com estilo próprio de épocas antigas. No jardim ainda podemos encontrar elementos decorativos, tais como pontes, vasos, esculturas, treliças, arcos floridos, bancos antigos, etc…

Jardim Romântico:

O jardim de estilo romântico é caracterizado por um arranjo paisagístico, simulando ou melhorando a natureza a sua volta. Surgiu como uma reação ao jardim puramente geométrico, dito a francesa , de tradução barroca. O jardim romântico perpetua em seu estilo, o traçado livre, com curvas e caminhos que geralmente chegam a algum local de descanso. Um pergolado , uma mesa com cadeiras em uma área sombreada , um local de descanso , um fonte… Pode ter elementos muito parecidos com o jardim de estilo inglês, ou ate tropical, se nele tiver flores com nuances de coloração distintas …. Importante levar em consideração a escolha de espécies com características ideais para o solo e clima da região onde será inserido o jardim.

Jardim Temático:

Este estilo de jardim é muito peculiar. Cada um é feito de forma de exclusiva, geralmente ligado a um tema especifico. São criados para pessoas muito especiais, que aceitam o diferencial e o novo de forma contundente. Alias sempre desejam isto. Jardins extravagantes, com cores e formatos, alinhados a elementos de design únicos. Pisos diferenciados, esculturas modernas, e ainda uso de materiais reciclados e originais fazem parte do conjunto. Chegam a ser divertidos pelo seu perfil de vanguarda.

Jardim Vertical:

Nos dias de hoje, pela grande diminuição dos espaços disponíveis em nossas casas , apartamentos, escritórios, ficou cada vez mais difícil termos um cantinho verde. Para solucionar este problema, foram criados os Jardins Verticais. Este tipo de jardim, usa como plantas, principalmente, espécies epífitas, tais como Bromélias, Orquídeas, Samambaias, etc …, que requerem poucos nutrientes e uma pequena quantidade de água, para se manterem e desenvolverem. Estas plantas, conseguem retirar os seus nutrientes , até da atmosfera, devido a sua baixa exigência e lento crescimento. Podem ser montados em paredes, muros, pérgolas, etc …. podendo se adaptar a locais sombreados, com alguma luz , sol, ou até com luz artificial.

Jardim Zen:

O principal objetivo de um Jardim Zen, ou “ Jardim seco “, é ser um local de meditação e de contemplação. Pode ser criado no interior ou exterior de sua casa. Dentro de seus aspectos essenciais a serem considerados, estão o espaço, a fluidez e a simplicidade. Uma das grandes vantagens deste jardim, e não precisar de muito espaço, afinal o que importa não é seu tamanho e sim os elementos que o compõem. Pedras, árvores ou arbustos, são escolhidos para complementar um ao outro e a cada um é assinalada uma posição que irá destacar suas melhores características, próprias e dos outros componentes. Não existe hierarquia. Neste jardim se contempla a impermanência das coisas e o significado da vida. Nele, casa elemento meticulosamente colocado se expressa em todo seu potencial.

Jardim Sombra:

Ao final de um dia ensolarado, todo mundo quer sombra e água fresca na hora de relaxar , ao fazer refeições ao ar livre ou tirar uma soneca. Pensando assim, tenha em mente que a sombra em seu jardim não é negativa, muito pelo contrário. Devemos tirar partido destes espaços, a onde podemos também ter plantas que não se adaptam a áreas ensolaradas, uma enorme gama de tons de verdes combinado a florações como  Brincos de Princesa, Hortências, Azaleias, etc … tendo assim, um jardim com maior diversificação de espécies. Saber utilizar e tirar partido destas zonas é ganhar novos espaços e uma nova vida ao seu jardim.

Jardim Infantil:

Mexer na terra, ver as plantas crescendo e acompanhar o nascimento das flores e de cada folhinha … As crianças desde cedo, curtem brincar de jardineiro. Para as crianças o ideal é montar um jardim com plantas de crescimento rápido. Elas não tem paciência para esperar demais e precisam ver que o trabalho esta dando resultado. Podemos para isto, usar sementes que germinem de forma rápida … uma hortinha, ou ate uma frutífera, da prazer a criança, que pode acompanhar de perto seu desenvolvimento. O dia do plantio é somente uma das etapas para ter um jardim bonito : desde a montagem ate a manutenção, é possível encontrar tarefas que envolvam a turminha na formação de um espaço que vai deixar a casa cada vez mais alegre. Um espaço grande é um sonho da família que adora atividades ao ar livre, mas a falta de espaço não é desculpa para ficar de fora : uma pequena floreira na varanda ou ate um vaso  valem como alternativa para o plantio.

Jardim Reciclável:

Os jardins, sempre merecem uma atenção especial, sendo a área que primeiro você e sua visita passa ao entrar em casa. Portanto que tal dar a ele um tom de criatividade e ainda ser ecologicamente correto ? Tanto os canteiros como decks, como elementos decorativos podem ser feitos com materiais reciclados …. O que são materiais reciclados ? aqueles que não são mais usados em suas funções, e seriam descartados, tais como  : pneus, madeiras, garrafas de vidro e pets, pallets, rodas de bicicleta, gavetas, moveis, etc … enfim, tudo que você usa no seu dia a dia, se você reparar bem pode ser transformado em um vaso ou elemento para seu jardim … são muitas as idéias, que tal começar a brincar com esta ideia?

Jardim de Vasos:

Na imensa selva de pedra que vivemos, em grandes cidades, cada vez mais as pessoas sentem o desejam de trazer um pouquinho o verde para dentro de sua casa, apto ou escritório. Uma das maneiras mais fáceis de chegar perto deste sonho, é ter um jardim feito com vasos. Seja em ambientes internos, ou em um terraço, varanda, ou pequeno quintal, você pode ter o melhor de um jardim. Frutíferas, hortas, flores, enfim, diversas  espécies, podem ser plantadas em vasos, estando no sol  em na sombra. O interessante em ter um jardim com vasos, é que você pode controlar o tamanho das espécies, claro que sempre levando em consideração as espécies que melhor se adaptam a cada tipo e tamanho de vaso. Alem disto, os vasos trazem mais personalidade aos ambientes, deixando-os mais “humanizados“.