domingo, 15 de maio de 2016

MOGANGO (Cucúrbita máxima)

MOGANGO (Cucúrbita máxima)

Variedade indicada:

Mogango Sul Mineiro

Planta de hábito rasteiro, indeterminado e vigoroso. Os frutos são globulosos alongados com gomos.
A casca possui coloração verde escura. A polpa é amarelo creme. Seu peso varia entre 2,0 e 3,0
Kg.
O espaçamento indicado é de 3 X 3 ou 3 X 2 m.
A colheita inicia 130 – 150 dias após a semeadura.
Vantagens: quando bem maduras, proporcionam excelentes pratos na culinária brasileira,
associando milho verde, batata inglesa, também em pratos cozidos ou totalmente isolados compondo pratos doces ou salgados.
Quando maduras, possuem os gomos bem definidos e a casca muito rígida facilitando o transporte para longas distâncias.
Observação: Doenças, pragas e desordens fisiológicas da cultura, vide final do manual.

MORANGA (Cucúrbita máxima)

Época de Plantio: semeada o ano inteiro em regiões de clima quente. Nas regiões de  inverno frio de Agosto a Março.
Adubação Orgânica: 3,0 a 4,0 ton/ha de matéria orgânica.
Adubação Química: o pH deverá ser entre 5,5 a 6,8.
No Plantio: 1,0 a 1,5 ton/ha da formulação 05-15-06.
Em Cobertura: 200 a 300 kg/ha da formulação 12-05-12.
Tratos Culturais: antes de semear, mergulhar as sementes velhas na água utilizando apenas as que foram no fundo (semente que bóia não germina). 3 a 4 sementes por cova. Ao
colher deixar um pedaço do cabinho no fruto.
Características comuns às cultivares:
- Gramas por hectare: 500 a 750.
- Número de sementes por grama: 8 a 9.
- Início de germinação: 10 a 13 dias.
- Temperatura para germinação: 30 °C.
- Espaçamento: 4 x 3 m.
- Profundidade de plantio: 1,0 a 1,5 cm.
- Plantas por hectare: 500 a 800.
- Colheita: 100 a 120 dias.
- Rendimento: 20 a 25 toneladas.
Observação: Doenças, pragas e desordens fisiológicas da cultura, vide final do manual.
Variedades Indicadas:

Moranga Exposição

Características: rasteira, de crescimento indeterminado e muito vigoroso, com folhas de bordo liso e superfície aveludada. Fruto achatado, de gomos salientes, com casca firme e coloração avermelhada. Peso médio de 3,8 kg. A polpa é espessa, firme, enxuta e de coloração avermelhada.
Gramas por hectare: 1000 a 1500 gramas.
Número de sementes por grama: 6.

Moranga Crioula Pataka
Características: rasteira, vigorosa, de alta produtividade. Produz frutos redondos com gomos grandes, casca dura de cor acinzentada. Polpa muito carnosa, bem avermelhada, firme, sem fibra, de boa qualidade.
Variedade que suporta muito bem o transporte e o armazenamento.

Moranga Coroa – Jerimum Caboclo

Características: planta vigorosa de hábito rasteiro, com ramos de crescimento indeterminado.
Seus frutos são arredondados, levemente achatados com gomos. A casca possui a coloração verde cinzento uniforme. A polpa, de consistência suave, apresenta a coloração alaranjada, seu peso varia entre 3 e 4 Kg.
O sistema de plantio pode ser com semeadura direta no campo definitivo, plantio convencional. Ou em bandejas de mudas, quando se deseja antecipa o plantio fugindo das adversidades climáticas.
O espaçamento é de 3m X 2m ou 3m X 3m. Excelente produtividade e uniformidade

ABOBRINHA (Cucurbita pepo)

ABOBRINHA (Cucurbita pepo)

Clima e Solo: Desenvolve-se melhor em climas quentes, com temperaturas médias entre 22 a 25 °C. Não suporta geada e frios intensos. Temperaturas muitas elevadas são desfavoráveis à polinização e a produtividade. Os melhores solos para seu cultivo são os areno-argilosos, terrenos de baixada, bem drenados e férteis. Época de Plantio: É feito de Setembro a Fevereiro, nas regiões de inverno rigoroso, e o ano todo nas de clima quente. Adubação Orgânica: 5 kg de esterco de curral bem curtido em cada cova. Adubação Química: O pH ideal é entre 6,0 a 6,8. No plantio: adubo com a formulação 04-12-08 + Boro ou 04-14-08; na dosagem de 2,0 a 3,0 toneladas/ha. Podem ser usados também, 200 gramas de fosfato de rocha e 30 gramas de cloreto de potássio por cova. Em cobertura: 30 a 40 dias após o plantio, colocar 20 g de sulfato de amônia por cova. Tratos Culturais: Usar 2 a 3 sementes por cova. Quando as plantas estiverem com 10 a 15 cm de altura, é feito o raleio, deixando-se uma ou duas plantas por cova. A irrigação é feita diariamente até a raleação, e depois de três em três dias. A colheita é feita quando os frutos estiverem com 18 a 22 cm de comprimento e diâmetro de 4 a 5 cm. 
Observação: Doenças, pragas e desordens fisiológicas da cultura, vide final do manual.
Variedades Indicadas:

Abobrinha Menina Brasileira Precoce

Características: Planta do tipo rasteiro com folhagem vigorosa. O fruto no ponto comercial apresenta aproximadamente 25 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, com peso aproximado de 350 g, cor verde claro com riscos longitudinais verde-escuros. Isto para consumo de abobrinha tipo caseiro.
Sementes por hectare: 0,6 kg, para um espaçamento recomendado de 3,0 m x 3,0 m. Cada grama de semente contém 6 – 7 unidades. Colheita: 75 dias para abobrinhas. Rendimento: 1000 a 1300 caixas de 23 kg por hectare. Vantagens: Boa coloração clara sendo a preferida pelo mercado. Excelente produtividade e uniformidade.

Abobrinha de Tronco Redonda Verde

Características: A planta é do tipo moita, sem alastrar pelo terreno (de tronco). Produz frutos redondos, levemente achatados, pequenos e muito saborosos. A casca é de coloração verde escura.
É muito apreciada pelo seu alto rendimento e por ser muito precoce. Os frutos devem ser colhidos quando alcançarem bom tamanho, mas antes que percam o brilho da casca o que lhe dá alto valor comercial. Necessidade de sementes/ha: 4,5 a 5kg. Espaçamento recomendado: 1,5m entre linhas e 0,5m entre plantas. Início de colheita: 45 a 50 dias após o plantio.


Abobrinha Caserta Italiana

Características: É uma variedade muito precoce. É a que melhor se adaptou às nossas condições. As plantas são de crescimento do tipo moita, sem se alastrar pelo terreno (de tronco). Produz frutos de cor verde-clara com estrias escuras. Os frutos são compridos, cilíndricos, com aproximadamente 20 cm de comprimento por 3,5 cm de diâmetro. É a variedade mais aceita no mercado brasileiro.
São necessários 4 kg de sementes por hectare, sendo o espaçamento recomendado de 1,2m x 0,6m. Com isso, têm-se entre 10.000 e 10.500 plantas/ha. A colheita ocorre entre 45 e 60 dias após a semeadura e o rendimento varia entre 800 e 1200 caixas de 23kg, por hectare.

Abobrinha Golden Summer Crookneck

Características: 42 a 58 dias para a maturidade. Fruto semi liso quando jovem e alaranjado quando maduro. A planta é semi-aberta.O fruto é curvado no pescoço. O comprimento quando maduro é de 22 a 26 cm. Deve ser colhido quando o fruto tiver 13 a 15 cm de comprimento. A polpa é branca, doce e suave, com excelente sabor. Muito popular em hortas caseiras e bastante
consumidas no mercado.

Abobrinha Pira Moita

Apresenta plantas de crescimento tipo semi moita. Os frutos são de pescoço, com peso médio de 0,35 a 0,40 kg, casca de textura lisa e coloração verde clara com estrias verde escuras, polpa verde clara amarelada. Cultivar tradicional, com alta tolerância ao Vírus do Anel Mamoeiro-Melancia (Vírus do Mosaico da Melancia). Época de plantio recomendada para os meses de setembro a fevereiro. Espaçamento 3 x 1,5m, início de colheita em 55-60 dias.

Abobrinha Híbrida F1 Grison

Conhecida como a melhor abobrinha, devido ao seu sabor. Planta de hábito de crescimento aberto, tipo moita de crescimento determinado. Fruto tipo caseira, de coloração verde médio mosqueado. Folhas verdes médio-mosqueadas com manchas prateadas. Os frutos são cilíndricos quando imaturos com aproximadamente 20 cm de comprimento e 3,5 cm de diâmetro, pesando 200 a 250 gramas. Sistema de plantio: semeadura direta em covas, cobrindo as sementes com 1 – 1,5 cm de terra, ou em bandejas de mudas, fazendo o transplante quando estiver se formando a segunda folha verdadeira com torrão bem firme. São necessários 5 kg de sementes por hectare, sendo o espaçamento recomendado de 1,2m x 0,5m ou 1,0m x 0,6m. A colheita ocorre a partir de 40 dias após a semeadura.



ABÓBORA “Cucúrbita moschata”

ABÓBORA “Cucúrbita moschata”

Clima e Solo: É uma cultura que exige um clima quente para se desenvolver e não resiste às geadas e as temperaturas abaixo de 10ºC. Adapta-se aos vários tipos de solo, embora prefiram os argilo-arenosos, bem drenados, leves e de boa fertilidade.
Época de Plantio: Em regiões quentes podem ser plantadas durante todo o ano. Em regiões frias de agosto a janeiro. Adubação Orgânica: Usar 5 a 10 kg de esterco de curral bem curtido por cova ou 2 a 3 kg de esterco de galinha, misturando bem com a terra da cova. Adubação Química: O pH ideal é entre 5,5 a 6,5. O calcário deve ser distribuído a lanço pelo menos 60 dias antes do plantio. No Plantio: O adubo químico poderá ser na formulação 04-15-06 ou 04-12-08 + Boro; sendo na dosagem de 1 a 2 toneladas por hectare.
Em Cobertura: 40 dias após o plantio aplicar 30 gramas por cova de sulfato de amônio, mas sem deixar que o adubo tenha contato com a planta.
Tratos Culturais: Plantar de 3 a 5 sementes por cova. Desbastar deixando até 2 plantas por cova. No caso do Híbrido Tetsukabuto deverá ser utilizado um polinizador, que poderá ser a Moranga Coroa (plantada 15 a 20 dias antes do híbrido), ou a Abobrinha Caserta (plantada 15 dias após). A irrigação é diária até 30 dias após o plantio, e de 4 em 4 dias até o início da maturação. A colheita deverá ser feita quando o talo amarelecer.
Observação: Doenças, pragas e desordens fisiológicas da cultura, vide final do manual.
Variedades Indicadas:

Abóbora Xingo Casca Grossa 

Planta de crescimento indeterminado, rasteira, vigorosa e produtiva. O fruto tem formato arredondado, ligeiramente achatado e coloração externa verde, mesclada com pontuações e estrias creme. Tem peso médio de 2,0 a 3,0 Kg. A polpa é de coloração alaranjada intensa, apresentando excelente qualidade para consumo. Necessidade de sementes: 0,6 a 0,9 Kg por ha. Espaçamento: 3mx2m, utilizando-se 3-4 sementes por cova. Para cultivos mecanizados, pode-se usar o espaçamento de 3m entre as linhas. Desbastar, deixando até 2 plantas por cova. A colheita inicia-se 120 a 140 dias após o plantio. Vantagens da Cultivar: Excelente qualidade para o consumo. Frutos achatados, ótimos para comercialização.

Abóbora Menina Brasileira 

Características: Planta do tipo rasteiro com folhagem vigorosa. O fruto no ponto comercial apresenta aproximadamente 25 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, com peso aproximado de 350 g, cor verde claro com riscos longitudinais verde-escuros. Isto para consumo de abobrinha tipo caserta. Para consumo de abóboras maduras: os frutos atingem 50 a 60cm de comprimento e diâmetro de 10cm, com peso médio de 3 a 3,5kg. A casca torna-se totalmente laranja fosca. A polpa é alaranjada, sólida e doce. Sementes por hectare: 0,6 kg, para um espaçamento recomendado de 3,0 m x 3,0 m. Cada grama de semente contém 6 – 7 unidades. Colheita: 75 dias para abobrinhas e com 150 dias para fabricação de doces. Rendimento: 1000 a 1300 caixas de 23 kg por hectare e 20 a 30 Ton. p/ doces. Vantagens: Boa coloração clara sendo a preferida pelo mercado. Excelente produtividade e uniformidade.

Abóbora Goianinha

Abóbora com hábito de crescimento indeterminado rasteiro. Apresenta pescoço pequeno e sua casca é lisa. A coloração é estriada, alternando listras creme e verde escuro. Sua polpa é alaranjada intensa e seu peso médio oscila entre 0,5 e 1,0 Kg. O formato é cilíndrico com pescoço. Necessidade de sementes por há: 0,6 a 0,8 kg, com espaçamento que pode ser de 3mx1m ou 3mx2m. Ciclo: 120 – 140 dias. Vantagens da cultivar: muito produtiva, mercado consumidor atrativo e em crescimento, principalmente no centro do país. Indicada para cultivo solteiro ou utilizado como polinizadora de Tetsukabuto.

Abóbora Rajada Seca Melhorada

Características: A planta é de crescimento indeterminado, tipo rasteiro, com folhagem vigorosa. O fruto no ponto comercial tem aproximadamente 18 cm de diâmetro e 90 cm de comprimento, com peso médio de 25 kg. Sua casca apresenta coloração verde, mesclada com estrias alaranjadas, polpa bem avermelhada, sólida e doce. Para assegurar melhor conservação no armazenamento, os frutos devem ser colhidos bem maduros, com o pedúnculo seco. É uma cultivar de grande produtividade e muito resistente às doenças.
Necessidade de sementes é entre 0,3 e 0,4 kg/há, sendo que o espaçamento recomendado é de 5m x 5m a 7m x 7m. Colheita: 130 a 150 dias. Rendimento: 25 a 30 toneladas por hectare.

Abóbora Maranhão

Planta de hábito rasteiro e crescimento indeterminado. Os frutos são de formato globular, achatado e com gomos. A coloração da casca dos frutos é laranja-avermelhada e a polpa é alaranjada. Apresenta polpa com poucas fibras, enxuta e de sabor adocicado. Geralmente seus frutos pesam de 3 a 5kg, e são necessários de 400 a 500g de sementes para cultivar um hectare. O espaçamento recomendado é de 3m x 3m ou 4m x 4m. A colheita inicia-se aos 120-150 dias da semeadura.

Abóbora Mini Paulista 

Planta do tipo rasteiro, pode ser cultivada solteira ou como polinizadora do Tetsukabuto. Os frutos são de pescoço, coloração creme com estrias verde-escuras e a polpa alaranjada intensa, com peso médio de 0,3 a 0,8 kg. A época de plantio vai de setembro a fevereiro. O espaçamento recomendado é de 3m x 3m e a colheita se inicia entre 130 e 150 dias após o plantio.

Abóbora Waltham Butternut

Planta vigorosa de crescimento rasteiro e indeterminado. Frutos de tamanho médio, medindo 25- 30 cm de comprimento por 10-12 cm de diâmetro. Apresenta pescoço pequeno e maciço. A polpa é firme de coloração alaranjada intensa. Vantagens: alta uniformidade e produtividade; excelente precocidade.

Abóbora Kururu 

Abóbora com formato de pião, cor verde mosqueada,/cinza claro, casca rugosa. Os frutos pesam entre 10 e 16 kg, com excelente sabor para consumo cozido. A colheita ocorre entre 100 e 110 dias após a semeadura, com alto rendimento e qualidade de polpa. Deve-se colher antes de amadurecer. Evitar regiões muito quentes.

Abóbora Nova Caravela

Abóbora rasteira, de crescimento muito vigoroso e indeterminado. Os frutos são oblongos, com 40 – 50 cm de comprimento por 20cm de diâmetro, peso médio de 8 – 12 kg. A casca é de coloração branca e a polpa bem avermelhada. Para o cultivo de 01 hectare necessita-se entre 0,6 e 0,9 kg de sementes (10 sementes/g). A época de plantio vai de agosto a fevereiro, podendo ser o ano inteiro em regiões de clima quente. Espaçamento 2m x 2m, podendo aumentar entre as linhas em cultivos mecanizados. Após o desbaste, deixar 2 plantas por cova. A colheita inicia-se entre 130 e 150 dias após o plantio.

Abóbora Bambina Gigante

Planta de crescimento indeterminado, muito vigorosa, folhas são de coloração verde-médio, mosqueadas com grandes manchas prateadas.
Os frutos são grandes, cilíndricos, longos e pesados, podendo chegar até 35 kg. O comprimento varia entre 70 e 90 cm e o diâmetro de 15 a 20 cm. Os frutos são praticamente maciços, apresentando pequena cavidade onde se encontram as sementes. Inicialmente os frutos são de coloração verde-escura, passando a verde clara, mosqueada, com leves estrias no sentido do comprimento. A polpa é de coloração alaranjada forte, de excelente qualidade. Variedade de longa conservação. Colheita entre 4 e 5 meses.

Abóbora Híbrida Tetsukabuto Kyoto

Características: A planta é do tipo rasteira, muito vigorosa, de alta produtividade. Produz frutos com casca dura de coloração verde escura com polpa alaranjada e espessa. Seu formato é arredondado, ligeiramente achatado e os gomos são suaves. Os frutos com peso médio de 2 kg têm excelente sabor e são resistentes ao armazenamento por longo tempo. Há necessidade de polinizadora. Necessidade de sementes por hectare: 0,60 kg do híbrido e 0,1 kg da polinizadora, sendo o espaçamento recomendado de 3m x 2m. Colheita: 90 a 120 dias. Rendimento: 10 a 12 toneladas/hectare. Número de sementes por grama: 5 a 6. Recomendações Técnicas de Cultivo: Adubação: o ideal é realizar a adubação conforme análise de solo, mas em linhas gerais podemos recomendar: Acidez: elevar o pH do solo para 6, índice SMP; Adubação Orgânica: utilizar 5 kg de esterco de curral bem curtido por cova, se utilizar cama de aviário, reduzir a quantidade para no máximo 1,25 kg por cova. O preparo das covas deve ser feito no mínimo 15 dias antes da semeadura; Adubação Mineral: utilizar entre 1 e 2 toneladas por hectare da formulação 4-12-8 ou 4-15-6 + Boro, nas covas; Adubação Mineral de Cobertura: em torno de 40 dias após a semeadura, utilizar 40 g por cova de sulfato de amônia. Polinização: devido a pouca produção de pólen, faz-se necessária a semeadura de uma cultivar para polinização. Deve-se ter na área, em torno de 20% de plantas para este fim. Recomenda-se utilizar a Moranga Coroa, que deve ser semeada 15 dias antes da Kyoto, ou Abobrinha Caserta, semeada 15 dias após o Híbrido. Outros Cuidados: Controlar a incidência de lagartas e insetos que podem diminuir sensivelmente o stand final de plantas; Manter a cultura livre da competição com ervas daninhas até o total fechamento da área pela cultura; Avaliar a incidência de doenças, que devem ser controladas caso ocorram.

Abóbora Híbrida Tetsukabuto B-8A 

Características: Elevado Vigor das Plantas Cultivadas: O melhoramento genético desenvolvido proporcionou uma cultivar com superior tolerância às doenças comumente observadas, obtidas através da evolução no vigor natural da variedade.
Alta Produtividade: O alto vigor das plantas observando principalmente na fase final de cultivo favorece significativamente o desenvolvimento dos frutos, aumentando a produtividade da lavoura através da elevada uniformidade entre os frutos e diminuição da porcentagem de descarte.
Frutos grandes, com peso médio entre 2,5 e 3,0 kg. A produtividade é de 12 a 15 toneladas/hectare.
Alta Qualidade Comercial: Formato arredondado de coloração verde forte, possui gomos suaves e superfície lisa, polpa grossa de coloração alaranjada intenso atende o desejo do consumidor moderno, beneficiando o agricultor na comercialização da safra.
Recomendações Técnicas de Cultivo
Clima e solo: exige clima quente (20 a 25ºC) para germinar normalmente e se desenvolver. Não resiste a geadas e temperaturas inferiores a 10ºC. Com relação ao solo, adapta-se bem em diferentes condições, embora prefira solos argilo-arenosos, bem drenados e de boa fertilidade.
Semeadura: normalmente feita no local definitivo. O número de sementes por cova depende do espaçamento utilizado.
Espaçamento: por apresentar um desenvolvimento vegetativo muito vigoroso, o espaçamento recomendado é de 4x1m para uma planta por cova e 4x2m para duas plantas por cova.
Adubação: o ideal é realizar a adubação conforme análise de solo, mas em linhas gerais podemos recomendar: Acidez: elevar o pH do solo para 6, índice SMP;
Adubação Orgânica: utilizar 5 kg de esterco de curral bem curtido por cova, se utilizar cama de aviário, reduzir a quantidade para no máximo 1,25 kg por cova. O preparo das covas deve ser feito no mínimo 15 dias antes da semeadura;
Adubação Mineral: utilizar entre 1 e 2 toneladas por hectare da formulação 4-12-8 ou 4-15-6 + Boro, nas covas;
Adubação Mineral de Cobertura: em torno de 40 dias após a semeadura, utilizar 40 g por cova de sulfato de amônia.
Polinização: devido a pouca produção de pólen, faz-se necessária à semeadura de uma cultivar para polinização. Deve-se ter na área, em torno de 20% de plantas para este fim.
Número de sementes por grama: 5 a 6.
Recomenda-se utilizar a Moranga Coroa, que deve ser semeada 15 dias antes da B8A, ou Abobrinha Caserta, semeada 15 dias após o Híbrido.
Outros Cuidados: Controlar a incidência de lagartas e insetos que podem diminuir sensivelmente o stand final de plantas;
Manter a cultura livre da competição com ervas daninhas até o total fechamento da área pela cultura;
Avaliar a incidência de doenças, que devem ser controladas caso ocorram.