domingo, 15 de maio de 2016

ABÓBORA “Cucúrbita moschata”

ABÓBORA “Cucúrbita moschata”

Clima e Solo: É uma cultura que exige um clima quente para se desenvolver e não resiste às geadas e as temperaturas abaixo de 10ºC. Adapta-se aos vários tipos de solo, embora prefiram os argilo-arenosos, bem drenados, leves e de boa fertilidade.
Época de Plantio: Em regiões quentes podem ser plantadas durante todo o ano. Em regiões frias de agosto a janeiro. Adubação Orgânica: Usar 5 a 10 kg de esterco de curral bem curtido por cova ou 2 a 3 kg de esterco de galinha, misturando bem com a terra da cova. Adubação Química: O pH ideal é entre 5,5 a 6,5. O calcário deve ser distribuído a lanço pelo menos 60 dias antes do plantio. No Plantio: O adubo químico poderá ser na formulação 04-15-06 ou 04-12-08 + Boro; sendo na dosagem de 1 a 2 toneladas por hectare.
Em Cobertura: 40 dias após o plantio aplicar 30 gramas por cova de sulfato de amônio, mas sem deixar que o adubo tenha contato com a planta.
Tratos Culturais: Plantar de 3 a 5 sementes por cova. Desbastar deixando até 2 plantas por cova. No caso do Híbrido Tetsukabuto deverá ser utilizado um polinizador, que poderá ser a Moranga Coroa (plantada 15 a 20 dias antes do híbrido), ou a Abobrinha Caserta (plantada 15 dias após). A irrigação é diária até 30 dias após o plantio, e de 4 em 4 dias até o início da maturação. A colheita deverá ser feita quando o talo amarelecer.
Observação: Doenças, pragas e desordens fisiológicas da cultura, vide final do manual.
Variedades Indicadas:

Abóbora Xingo Casca Grossa 

Planta de crescimento indeterminado, rasteira, vigorosa e produtiva. O fruto tem formato arredondado, ligeiramente achatado e coloração externa verde, mesclada com pontuações e estrias creme. Tem peso médio de 2,0 a 3,0 Kg. A polpa é de coloração alaranjada intensa, apresentando excelente qualidade para consumo. Necessidade de sementes: 0,6 a 0,9 Kg por ha. Espaçamento: 3mx2m, utilizando-se 3-4 sementes por cova. Para cultivos mecanizados, pode-se usar o espaçamento de 3m entre as linhas. Desbastar, deixando até 2 plantas por cova. A colheita inicia-se 120 a 140 dias após o plantio. Vantagens da Cultivar: Excelente qualidade para o consumo. Frutos achatados, ótimos para comercialização.

Abóbora Menina Brasileira 

Características: Planta do tipo rasteiro com folhagem vigorosa. O fruto no ponto comercial apresenta aproximadamente 25 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, com peso aproximado de 350 g, cor verde claro com riscos longitudinais verde-escuros. Isto para consumo de abobrinha tipo caserta. Para consumo de abóboras maduras: os frutos atingem 50 a 60cm de comprimento e diâmetro de 10cm, com peso médio de 3 a 3,5kg. A casca torna-se totalmente laranja fosca. A polpa é alaranjada, sólida e doce. Sementes por hectare: 0,6 kg, para um espaçamento recomendado de 3,0 m x 3,0 m. Cada grama de semente contém 6 – 7 unidades. Colheita: 75 dias para abobrinhas e com 150 dias para fabricação de doces. Rendimento: 1000 a 1300 caixas de 23 kg por hectare e 20 a 30 Ton. p/ doces. Vantagens: Boa coloração clara sendo a preferida pelo mercado. Excelente produtividade e uniformidade.

Abóbora Goianinha

Abóbora com hábito de crescimento indeterminado rasteiro. Apresenta pescoço pequeno e sua casca é lisa. A coloração é estriada, alternando listras creme e verde escuro. Sua polpa é alaranjada intensa e seu peso médio oscila entre 0,5 e 1,0 Kg. O formato é cilíndrico com pescoço. Necessidade de sementes por há: 0,6 a 0,8 kg, com espaçamento que pode ser de 3mx1m ou 3mx2m. Ciclo: 120 – 140 dias. Vantagens da cultivar: muito produtiva, mercado consumidor atrativo e em crescimento, principalmente no centro do país. Indicada para cultivo solteiro ou utilizado como polinizadora de Tetsukabuto.

Abóbora Rajada Seca Melhorada

Características: A planta é de crescimento indeterminado, tipo rasteiro, com folhagem vigorosa. O fruto no ponto comercial tem aproximadamente 18 cm de diâmetro e 90 cm de comprimento, com peso médio de 25 kg. Sua casca apresenta coloração verde, mesclada com estrias alaranjadas, polpa bem avermelhada, sólida e doce. Para assegurar melhor conservação no armazenamento, os frutos devem ser colhidos bem maduros, com o pedúnculo seco. É uma cultivar de grande produtividade e muito resistente às doenças.
Necessidade de sementes é entre 0,3 e 0,4 kg/há, sendo que o espaçamento recomendado é de 5m x 5m a 7m x 7m. Colheita: 130 a 150 dias. Rendimento: 25 a 30 toneladas por hectare.

Abóbora Maranhão

Planta de hábito rasteiro e crescimento indeterminado. Os frutos são de formato globular, achatado e com gomos. A coloração da casca dos frutos é laranja-avermelhada e a polpa é alaranjada. Apresenta polpa com poucas fibras, enxuta e de sabor adocicado. Geralmente seus frutos pesam de 3 a 5kg, e são necessários de 400 a 500g de sementes para cultivar um hectare. O espaçamento recomendado é de 3m x 3m ou 4m x 4m. A colheita inicia-se aos 120-150 dias da semeadura.

Abóbora Mini Paulista 

Planta do tipo rasteiro, pode ser cultivada solteira ou como polinizadora do Tetsukabuto. Os frutos são de pescoço, coloração creme com estrias verde-escuras e a polpa alaranjada intensa, com peso médio de 0,3 a 0,8 kg. A época de plantio vai de setembro a fevereiro. O espaçamento recomendado é de 3m x 3m e a colheita se inicia entre 130 e 150 dias após o plantio.

Abóbora Waltham Butternut

Planta vigorosa de crescimento rasteiro e indeterminado. Frutos de tamanho médio, medindo 25- 30 cm de comprimento por 10-12 cm de diâmetro. Apresenta pescoço pequeno e maciço. A polpa é firme de coloração alaranjada intensa. Vantagens: alta uniformidade e produtividade; excelente precocidade.

Abóbora Kururu 

Abóbora com formato de pião, cor verde mosqueada,/cinza claro, casca rugosa. Os frutos pesam entre 10 e 16 kg, com excelente sabor para consumo cozido. A colheita ocorre entre 100 e 110 dias após a semeadura, com alto rendimento e qualidade de polpa. Deve-se colher antes de amadurecer. Evitar regiões muito quentes.

Abóbora Nova Caravela

Abóbora rasteira, de crescimento muito vigoroso e indeterminado. Os frutos são oblongos, com 40 – 50 cm de comprimento por 20cm de diâmetro, peso médio de 8 – 12 kg. A casca é de coloração branca e a polpa bem avermelhada. Para o cultivo de 01 hectare necessita-se entre 0,6 e 0,9 kg de sementes (10 sementes/g). A época de plantio vai de agosto a fevereiro, podendo ser o ano inteiro em regiões de clima quente. Espaçamento 2m x 2m, podendo aumentar entre as linhas em cultivos mecanizados. Após o desbaste, deixar 2 plantas por cova. A colheita inicia-se entre 130 e 150 dias após o plantio.

Abóbora Bambina Gigante

Planta de crescimento indeterminado, muito vigorosa, folhas são de coloração verde-médio, mosqueadas com grandes manchas prateadas.
Os frutos são grandes, cilíndricos, longos e pesados, podendo chegar até 35 kg. O comprimento varia entre 70 e 90 cm e o diâmetro de 15 a 20 cm. Os frutos são praticamente maciços, apresentando pequena cavidade onde se encontram as sementes. Inicialmente os frutos são de coloração verde-escura, passando a verde clara, mosqueada, com leves estrias no sentido do comprimento. A polpa é de coloração alaranjada forte, de excelente qualidade. Variedade de longa conservação. Colheita entre 4 e 5 meses.

Abóbora Híbrida Tetsukabuto Kyoto

Características: A planta é do tipo rasteira, muito vigorosa, de alta produtividade. Produz frutos com casca dura de coloração verde escura com polpa alaranjada e espessa. Seu formato é arredondado, ligeiramente achatado e os gomos são suaves. Os frutos com peso médio de 2 kg têm excelente sabor e são resistentes ao armazenamento por longo tempo. Há necessidade de polinizadora. Necessidade de sementes por hectare: 0,60 kg do híbrido e 0,1 kg da polinizadora, sendo o espaçamento recomendado de 3m x 2m. Colheita: 90 a 120 dias. Rendimento: 10 a 12 toneladas/hectare. Número de sementes por grama: 5 a 6. Recomendações Técnicas de Cultivo: Adubação: o ideal é realizar a adubação conforme análise de solo, mas em linhas gerais podemos recomendar: Acidez: elevar o pH do solo para 6, índice SMP; Adubação Orgânica: utilizar 5 kg de esterco de curral bem curtido por cova, se utilizar cama de aviário, reduzir a quantidade para no máximo 1,25 kg por cova. O preparo das covas deve ser feito no mínimo 15 dias antes da semeadura; Adubação Mineral: utilizar entre 1 e 2 toneladas por hectare da formulação 4-12-8 ou 4-15-6 + Boro, nas covas; Adubação Mineral de Cobertura: em torno de 40 dias após a semeadura, utilizar 40 g por cova de sulfato de amônia. Polinização: devido a pouca produção de pólen, faz-se necessária a semeadura de uma cultivar para polinização. Deve-se ter na área, em torno de 20% de plantas para este fim. Recomenda-se utilizar a Moranga Coroa, que deve ser semeada 15 dias antes da Kyoto, ou Abobrinha Caserta, semeada 15 dias após o Híbrido. Outros Cuidados: Controlar a incidência de lagartas e insetos que podem diminuir sensivelmente o stand final de plantas; Manter a cultura livre da competição com ervas daninhas até o total fechamento da área pela cultura; Avaliar a incidência de doenças, que devem ser controladas caso ocorram.

Abóbora Híbrida Tetsukabuto B-8A 

Características: Elevado Vigor das Plantas Cultivadas: O melhoramento genético desenvolvido proporcionou uma cultivar com superior tolerância às doenças comumente observadas, obtidas através da evolução no vigor natural da variedade.
Alta Produtividade: O alto vigor das plantas observando principalmente na fase final de cultivo favorece significativamente o desenvolvimento dos frutos, aumentando a produtividade da lavoura através da elevada uniformidade entre os frutos e diminuição da porcentagem de descarte.
Frutos grandes, com peso médio entre 2,5 e 3,0 kg. A produtividade é de 12 a 15 toneladas/hectare.
Alta Qualidade Comercial: Formato arredondado de coloração verde forte, possui gomos suaves e superfície lisa, polpa grossa de coloração alaranjada intenso atende o desejo do consumidor moderno, beneficiando o agricultor na comercialização da safra.
Recomendações Técnicas de Cultivo
Clima e solo: exige clima quente (20 a 25ºC) para germinar normalmente e se desenvolver. Não resiste a geadas e temperaturas inferiores a 10ºC. Com relação ao solo, adapta-se bem em diferentes condições, embora prefira solos argilo-arenosos, bem drenados e de boa fertilidade.
Semeadura: normalmente feita no local definitivo. O número de sementes por cova depende do espaçamento utilizado.
Espaçamento: por apresentar um desenvolvimento vegetativo muito vigoroso, o espaçamento recomendado é de 4x1m para uma planta por cova e 4x2m para duas plantas por cova.
Adubação: o ideal é realizar a adubação conforme análise de solo, mas em linhas gerais podemos recomendar: Acidez: elevar o pH do solo para 6, índice SMP;
Adubação Orgânica: utilizar 5 kg de esterco de curral bem curtido por cova, se utilizar cama de aviário, reduzir a quantidade para no máximo 1,25 kg por cova. O preparo das covas deve ser feito no mínimo 15 dias antes da semeadura;
Adubação Mineral: utilizar entre 1 e 2 toneladas por hectare da formulação 4-12-8 ou 4-15-6 + Boro, nas covas;
Adubação Mineral de Cobertura: em torno de 40 dias após a semeadura, utilizar 40 g por cova de sulfato de amônia.
Polinização: devido a pouca produção de pólen, faz-se necessária à semeadura de uma cultivar para polinização. Deve-se ter na área, em torno de 20% de plantas para este fim.
Número de sementes por grama: 5 a 6.
Recomenda-se utilizar a Moranga Coroa, que deve ser semeada 15 dias antes da B8A, ou Abobrinha Caserta, semeada 15 dias após o Híbrido.
Outros Cuidados: Controlar a incidência de lagartas e insetos que podem diminuir sensivelmente o stand final de plantas;
Manter a cultura livre da competição com ervas daninhas até o total fechamento da área pela cultura;
Avaliar a incidência de doenças, que devem ser controladas caso ocorram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário