segunda-feira, 16 de maio de 2016

PIMENTÃO (Capsicum annum)

PIMENTÃO (Capsicum annum)

Clima e Solo: de clima tropical, cresce bem em clima quente e úmido, com temperaturas elevadas, mas com variação de 6 a 8 C entre o dia e a noite (uma boa variação) é de 25 a 18 °C, respectivamente. O solo preferido é o areno-argiloso, profundo, bem drenado, fértil e com pH de 5,5 a 6,8. Época de Plantio: de Agosto a Fevereiro. Em regiões quentes todo o ano. Adubação Orgânica: 5,0 a 10 ton/ha de matéria orgânica. Adubação Química: o pH deverá ser entre 5,5 a 6,8. No Plantio: 3,5 a 4,0 ton/ha da formulação 04-16-08.
Em Cobertura: 500 a 800 kg/ha da formulação 12-05-12. Cultura exigente em microelemento Boro. Tratos Culturais: fazer o tutoramento (estaqueamento) da planta. Fazer que aparecerem abaixo da bifurcação da haste principal.
Características comuns às cultivares:
- Gramas por hectare: 400.
- Número de sementes por grama: 110 a 180.
- Início de germinação: 14 a 17 dias.
- Temperatura para germinação: 28 °C.
- Espaçamento: 1,0 m x 0,5 m.
- Profundidade de plantio: 0,2 a 0,5 cm.
- Plantas por hectare: 20000.
- Colheita: 110 a 120 dias.
- Rendimento: 2000 a 5000 caixas.
Variedades Indicadas.

Pimentão Yolo Wonder

Características: planta compacta de porte baixo, vigorosa e com folhagem abundante. Fruto do tipo quadrado, de 4 lóculos, de polpa muito espessa e firme. Tem coloração verde-escura, com 9 a 10 cm de comprimento a 18 ou 19 cm de diâmetro.

Pimentão Rubi Giant

Características: plantas eretas, de 70 a 75 cm de altura, muito produtiva. Frutos alongados, com 12 a 14 cm de comprimento, com 3 lóculos, largos na haste, afinado para a ponta, de um verde escuro, passando a vermelho vivo, quando maduros. Polpa de espessura média, doce e especial.

Pimentão Casca Dura Ikeda

Características: vigorosa, ereta e muito produtiva. Os frutos são lisos, de cor verde-escura, cônicos, com 10 a 12 cm de comprimento. A polpa é muito espessa, pesando de 90 a 100 gramas cada fruto. Tem alta produtividade, resistente ao transporte e armazenamento.

Pimentão Califórnia Wonder

Características: plantas vigorosas, produzem frutos verdes, grandes, de tipo quadrado com paredes grossas e carnosas. Pelo seu sabor agradável e alto rendimento é um das variedades mais solicitadas.
Pimentão Doce Comprido

Características: Maturidade: 65-70 dias do transplante.
Hábito da planta: forte e vertical (45-55cm).
Fruto: Formato: Cilíndrico, afinado na ponta.
Tamanho: 15 x 4 cm.
Cor: De amarelo claro até vermelho alaranja.
Parede: média à fina.
Uso: mercado fresco e processamento.
Observações: Alta produtividade e coloração contínua de frutos.

Pimentão Chapéu de Bispo Cambucci

Características: vigorosas e produtivas. Produz frutos para pickles (conservas).

Pimentão Amarelo SF 134

Características: plantas vigorosas com 1,5 m de altura, produzem frutos verdes claros a amareloouro. Os frutos são gigantes, atingindo 15 x 10 cm, terminando em 4 pontas. Espaçamento: 1,0 m x 0,6 m.

Pimentão All Big

Características: variedade excelente para regiões quentes. Produz frutos de tamanho médio, formato quadrado de 12 cm de altura por 8 cm de diâmetro, com 3 a 4 lóculos. Tem casca grossa, de cor verde-clara e sabor doce.

Pimentão Marta

Variedade muito bem selecionada, proporcionando uma maior produtividade com maior tamanho dos frutos. A planta é de ótimo vigor, apresentando frutos de coloração verde intenso, vermelho intenso e uniforme em toda a superfície, quando maduro. Os tamanhos dos frutos são de aproximadamente 14 a 16 cm de comprimento e 6 a 8 cm de largura, possuindo um peso médio de 90 a 100 gramas por fruto.Tem um formato cônico e quadrilocular. O solo deve ser argilo-arenoso com um pH de 5,5 a 7,0. Resistência a doenças: Tolerante ao vírus y da batatinha. Necessidade de sementes: 300 gramas por hectare.

Pimentão Prador Híbrido F1

Híbrido de planta muito vigorosa, resistente ao PVY (Vírus Y da batata) e TMV (Vírus do mosaico do Tabaco). Altamente produtivo, produz frutos grandes, com mais de 260 g, com 15 cm de comprimento e 9 cm de diâmetro, com 3 e 4 lóculos. As paredes dos frutos são muito grossas. Os frutos são verdes, passando para bela tonalidade amarelo brilhante, quando maduros. Apto para o cultivo em estufas ou a campo aberto. Planta vigorosa de arquitetura compacta, menos suscetível ao tombamento quando cultivada a campo aberto. Fica menos exposta ao vento, facilitando o tutoramento e reduzindo a mão de obra na condução da planta. Exige espaçamento levemente superior, por ser planta mais compacta (mais baixa e mais larga que a concorrência). Espaçamento recomendado: 1, 2 m entre fileiras e 0,7 a 0,8 m entre plantas na fileira.
Características do fruto:
- Coloração: verde para amarelo brilhante;
- Espessura da parede: 6 mm;
- Peso médio: 350 g;
- Diâmetro: 10 – 12 cm;
- Comprimento: 20 – 22 cm.
Aproximadamente 20 pimentões enchem uma caixa tipo K.

Pimentão P 36 R Híbrido F1

Híbrido de planta muito vigorosa, resistente ao PVY (Vírus Y da batata) e TMV (Vírus do mosaico do Tabaco). Altamente produtivo. Em teste feito pela EPAGRI, produziu mais de 100 T/ha. Mostrou-se o mais produtivo entre todos os híbridos existentes no mercado. Produzem frutos grandes (média de 15,2 cm), muitos pesados (média de 296 g), com paredes muito grossas. Apto para o cultivo em campo aberto. Planta vigorosa de arquitetura compacta, menos suscetível ao tombamento quando cultivada a campo aberto. Fica menos exposta ao vento, facilitando o tutoramento e reduzindo a mão de obra na condução da planta. Exige espaçamento levemente superior, por ser planta mais compacta (mais baixa e mais larga que a concorrência). Espaçamento recomendado: 1, 2 m entre fileiras e 0,7 a 0,8 m entre plantas na fileira.
Características do fruto:
- Coloração: verde para vermelho brilhante;
- Espessura da parede: 6 mm;
- Peso médio: 296 g;
- Diâmetro: 10 – 12 cm;
- Comprimento: 18 – 20 cm.
- Lóculos: 3 a 4, bem definidos.
O bom formato retangular longo facilita o acondicionamento, pois ocupa bem os espaços na caixa tipo K ou bandejas plásticas. Manifesta excepcional resistência ao transporte e a conservação na banca do supermercado, devido à elevada espessura de parede dos frutos. Em virtude da boa espessura de parede é um pimentão mais pesado, facilitando o comércio com as redes de supermercados que já adquirem pimentão por quilos.

Pimentão Híbrido Conrado F-1

Características: Pimentão do tipo Lamuyo (retangulares grandes). Variedade híbrida do pimentão doce espanhol. Adequado à produção a céu aberto ou sob cultivo protegido. É uma excelente opção para o produtor. Planta: Compacta, mas vigorosa. Possui alto potencial de produção e bom pegamento de frutos. Florescimento precoce e constante. Frutos: De formato retangular, 3 ou 4 lóculos, um pouco côncavo no pedúnculo. Parede firme e grossa. Fruto de tamanho 9 x 15cm, liso, verde escuro e tornando-se vermelho brilhante quando maduro, pesando em média 200 a 220g, dependendo da época de colheita. Apresentam boa conservação pós-colheita. Utilizado para mercado fresco. Resistente ao Vírus do mosaico do tabaco (TMV).

Pimentão Híbrido Tesoro F-1

Características: Híbrido altamente produtivo, produz frutos quadrados “blocky”com 10cm de comprimento e 4 lóculos. As paredes espessas dão peso médio de 200g aos frutos. A coloração dos frutos é verde, passando para vermelho brilhante quando maduros. Paredes grossas, boa conservação pós-colheita. Pode ser cultivado em estufa ou campo aberto. Resistente ao transporte e ao Vírus do Mosaico do Tabaco (TMV).

Pimentão Híbrido Bruno F-1

Características: Híbrido altamente produtivo, produz frutos retangulares curtos, com 13cm de comprimento e 3 a 4 lóculos. As paredes espessas dão um peso médio de 250g aos frutos. A coloração dos frutos é verde e passa para vermelho intenso quando maduros. A sua capacidade de adaptação é muito grande, podendo ser cultivado em todas as áreas produtoras. O binômio qualidade/produtividade faz do híbrido Bruno um produto “top de linha” de linha em seu segmento. Resistências: TMV-Vírus do Mosaico do Tabaco, PVY- Vírus Y da Batata, raças 0,1 e M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário