segunda-feira, 16 de maio de 2016

ALCACHOFRA (Cynara scolymus)

ALCACHOFRA (Cynara scolymus)

Variedades indicadas:
Alcachofra Verde Redonda Melhorada

Alcachofra Roxa

Cultivo: propagação:por sementes, por mudas nascidas na base da planta.
Época de plantio: Deve-se semear no início do ano, para produzir frutos em setembro. Os frutos produzidos em época de fotoperíodo muito longo, não têm qualidade. Espaçamento: 2m entre as linhas e 1,50 entre as plantas.
Sementes: Gasta-se 6 Kg de sementes para plantar 1 hectare. Um grama (1g) tem ao redor de 30 sementes. Deve-se fazer as mudas previamente em um viveiro, com sombrite e irrigar duas vezes ao dia. Ao fazer o transplante, fazer a seleção das mudas, eliminando as que tiverem espinhos ou má formação.
Tempo de germinação: 15 dias. Profundidade de plantio: 0,5 cm até um máximo de 1,0 cm. Clima: Temperados-quentes. As altas temperaturas do verão propiciam o aparecimento de pragas e doenças. No planalto, deve-se proteger o solo com uma cobertura morta para evitar mortes das cepas. Exige local ensolarado e abrigado dos ventos fortes. Como há grande massa folhar a exigência em água é grande incluindo a umidade relativa do ar. Solos: Os argilo-silicosos, ricos profundos e drenados são os mais recomendáveis. Nos
arenosos e pobres a planta não se desenvolve. Nos excessivamente argilosos há muitos riscos de apodrecimento e o aparecimento de fungos, pulgões ou nematóides nas raízes. O pH deve ser próximo à neutralidade (6,5).
Tratos culturais: Desbastes dos rebrotes, capinas, afofamento do solo, irrigações, defesa contra pulgões e desbaste dos capítulos – são os principais tratos culturais.
Colheita:
a) parte colhida – para fins medicinais, as folhas; para a alimentação, as inflorescências e para floriculturas, as flores.
b) ponto de colheita – a colheita de folhas é feita escalonadamente, à medida que estas se apresentam com o máximo crescimento. A colheita dos capítulos se dá quando há um início de abertura das brácteas envoltórias, mas antes da abertura das brácteas.
c) rendimento – a colheita de folhas fica ao redor de 3.000 a 3.500 Kg de folhas frescas e de 80 a 90 mil capítulos/ha.

No primeiro ano só dá frutos espinhosos. Chama-se de plantio de seleção. Deve-se instalar a lavoura unicamente para retirar o rebento. No primeiro ano a fonte de renda é das folhas, para laboratórios. Frutos bons só podem ser colhidos no segundo ano. Todos os anos são cortadas as folhas (vendidas) para favorecer um novo brotamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário