segunda-feira, 16 de maio de 2016

CEBOLA (Allium cepa)

CEBOLA (Allium cepa)

Clima e Solo: Exigente em relação ao comprimento do dia (fotoperíodo) para a formação dos bulbos. As temperaturas mais favoráveis variam de 15 °C a 25 °C nos quatro meses após a semeadura. As chuvas na época da colheita são muito prejudiciais a essa cultura. O solo deve ser de textura média, rico em matéria orgânica, profundo e que não seja argiloso, o que dificulta o crescimento dos bulbos. Época de Plantio: vai depender da variedade a ser plantada. Adubação Orgânica: usar 5 kg de esterco bem curtido por metro quadrado. Adubação Química: O pH deverá ser entre 6,0 a 6,5. No Plantio: Coloca-se de 1,5 a 2,5 toneladas por hectare de 04-16-08 ou 04-14-08.
Em Cobertura: 200 a 300 kg/ha do adubo na formulação 10-05-15. Tratos Culturais: A área de sementeira necessária para o plantio de um hectare é de 500 a 600 metros quadrados, mas pode ser reduzida para 300 a 400 m2. Após a semeadura se retira à palha, já que a falta ou excesso de umidade prejudica a germinação. Os transplantes após julho deverão ser feitos quando as mudas têm de 4 a 6 mm de diâmetro, e nos feitos antes de julho, quando elas têm de 3 a 4 mm. O ponto de maturação é indicado pelo "estalo" que é o tombamento da parte área (a rama). As folhas mais velhas começam a secar e as túnicas externas dos bulbos adquirem a cor característica de sua variedade (isto nas variedades de ciclo precoce e médio). Nas variedades de ciclo tardio não há estalo, e o ponto de "maturação" é observado apenas pelas folhas e pelos bulbos. Depois de colhidas se faz a "cura" ao sol (que dura de 2 a 3 dias) para
perder a umidade. As folhas (rama) de uma fila cobrem o bulbo da fila anterior para que não seja queimada pelo sol. A cura é completada à em galpão ou depósito. Características comuns a todas às cultivares: Kg de sementes por hectare: 1,8 kg. Número de sementes por grama: 250 a 350. Início da germinação: 12 a 15 dias após semeadura. Temperatura ideal de germinação: 15 a 20 °C. Espaçamento: 30cm x 10 cm. Profundidade de plantio: 0,2 a 0,3 cm. Plantas por hectare: 228000.
Variedades Indicadas:

Cebola Red Creole Chata Roxa

Características: Variedade muito apreciada, de folhagem verde vigorosa. Produz bulbos achatados, médios de ótima conservação. A coloração externa é marrom avermelhada e a interna é vermelha púrpura. Os bulbos são duros e de sabor forte. Colhe-se em 170 a 190 dias. Época de plantio: Nordeste e Centro-Sul de Fevereiro a Abril. No Sul de Abril a Junho. Colheita: 170 a 190 dias após a semeadura. Rendimento: 15 a 30 ton/ha.


Cebola Pêra Norte 14 –Bojuda do Rio Grande

Características: Variedade muito apreciada, de folhagem vigorosa e cor verde escuro. O bulbo é em forma de pêra e é de ótima conservação. A casca é fina e de cor amarelo-alaranjado; sendo a polpa branca e firme. Variedade de pescoço fino e de alta produtividade. Época de Plantio: Centro-Sul e Nordeste de Fevereiro a Abril. No Sul (de Abril a Junho). Colheita: 150 a 180 dias após a semeadura. Rendimento: 15 a 30 ton/ha.

Cebola Baia Periforme

Características: Variedade muito apreciada, de folhagem muito vigorosa, e de cor verde escura. O bulbo é em forma de pêra e é de ótima conservação. A casca é fina amarelo-alaranjada e a polpa é branca e firme. A variedade de pescoço fino e de alta produtividade. Época de Plantio: No Nordeste de Fevereiro a Abril. No Centro Sul nos meses de Abril a Março. No Sul de Abril a Junho. Colheita: 170 a 200 dias após a semeadura. Rendimento: 15 a 30 ton/ha.

Cebola Texas Early Grano 502 PRR

Características: folhagem medianamente vigorosa, de cor verde clara e pescoço fino. O bulbo é de formato achatado com película de coloração amarela. Resistente à raiz rosada, de boa adaptação e produtiva. Utilizada para plantas que permitem a sua colheita nos meses de Junho a Julho em razão de sua precocidade. Época de Plantio: Centro-Sul e Nordeste de Fevereiro a Abril. No Sul de Abril a Junho. Colheita: 150 a 170 dias. Rendimento: 15 a 30 ton/ha.

Cebola Jubileu

Características: Variedade bem adaptada ao RS. É uma planta vigorosa, firme, de formato periforme, ligeiramente achatado e película amarelo-castanha.
Época de Plantio: Centro-Sul e Nordeste de Fevereiro a Abril. No Sul de Abril a Junho. Colheita: 180 a 200 dias após a semeadura. Rendimento: 15 a 30 ton/ha.

Cebola Crioula Selecionada

È uma cultivar de alta cerosidade, semeada entre abril e junho, sendo colhida em dezembro, tendo portanto um ciclo de 170 a 190 dias. O ciclo é considerado tardio. Os bulbos são de coloração vermelha forte, pesando entre 135 e 170 g, formato arredondado. A retenção de túnicas é muito boa e a produtividade oscila entre 30 e 40 ton/hectare.

Cebola Alfa Tropical

Apresenta bulbos de formato globular, de coloração amarelo-baia, alto índice de cerosidade nas folhas. Apresenta ciclo médio de 120 a 135 dias após o plantio. O consumo médio de sementes é 2 a 3 kg de sementes para a produção de mudas para 01 ha, ou de 3 a 5kg de sementes utilizando-se semeadeiras a vácuo ou convencionais. A produtividade média é de 22 a 32 ton/ha.

Cebola Branca Rainha para Conserva

Variedade indicada para dias intermediários, maturidade precoce. Bulbos de coloração branca, globular, tamanho médio a pequeno, com período de estocagem curto. Excelente condição para picles. A semeadura deve ser feita no final do verão e início do outono. Consumo de sementes: semear a lanço, utilizando na base 45 Kg/ha, em canteiros pequenos para poder controlar a água. Vantagens: ótima opção como cebola para picles; formato e tamanho uniforme.

Cebola IPA 11

Apresenta plana com folhagem vigorosa, ereta, de coloração verde-escura e muito cerosa. Os bulbos são de formato globular alongado, uniformes, casca fina e coloração amarela intermediária. A colheita dá-se por volta de 90 dias após o transplante, com produtividade média superior a 30 ton/ha. Em regiões quentes, poder ser plantada o ano todo, embora se obtenha melhor desempenho em regiões de temperatura amena, onde se faz a semeadura de janeiro a julho.

Cebola Bola Precoce Empasc 352 Certificada

Variedade de cebola certificada obtida com controle de geração desde a semente básica originada na Epagri de Ituporanga – SC. O ciclo é precoce e a semeadura é de março a maio, sendo colhida em outubro e novembro. A coloração do bulbo é alaranjado escuro e o peso médio varia entre 130 e 170 g, sendo seu formato globular. A produtividade varia entre 30 e 40 ton/hectare.

Cebola Crioula Alto Vale Certificada

Variedade de cebola certificada obtida com controle de geração desde a semente básica originada na Estação de Pesquisas Agrícolas (Epagri) de Ituporanga – SC. O ciclo é tardio e a semeadura é de abril a junho, sendo colhida em dezembro. A coloração do bulbo é alaranjada vermelha e o peso médio varia entre 130 e 170 g, sendo seu formato globular alongado. A produtividade varia entre 30 e 40 ton/hectare.

Cebola Aurora Certificada

Variedade de cebola certificada obtida com controle de geração desde a semente básica originada na Embrapa de Pelotas – RS. O ciclo é precoce e a semeadura é de março a maio, sendo colhida em outubro/novembro. A coloração do bulbo é alaranjada e o peso médio varia entre 130 e 170 g, sendo seu formato globular alongado, com alta serosidade e alta retenção de túnicas. A produtividade varia entre 30 e 40 ton/hectare.

Cebola Primavera Certificada

Variedade de cebola certificada obtida com controle de geração desde a semente básica originada na Embrapa de Pelotas – RS. O ciclo é superprecoce e a semeadura é de março a maio, sendo colhida em outubro/novembro. A coloração do bulbo é alaranjada e o peso médio varia entre 130 e 170 g, sendo seu formato globular alongado, com excelente retenção de túnicas.

A produtividade varia entre 30 e 40 ton/hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário