segunda-feira, 16 de maio de 2016

MILHO DOCE (Zea mays var. saccharina)

MILHO DOCE (Zea mays var. saccharina)


Clima e Solo: desde áreas tropicais até temperadas. Solos férteis, drenados e profundos. Época de Plantio: de Agosto a Dezembro. O plantio mais cedo geralmente apresenta melhor rendimento por área. Adubação Orgânica: 3,0 a 5,0 ton/ha de matéria orgânica. Adubação Química: o pH deverá ser entre 5,5 a 6,5. No Plantio: 0,3 a 0,5 ton/ha da formulação 04-30-10. Em Cobertura: 150 a 200 kg/ha de uréia. Tratos Culturais: não toleram geadas. A melhor produtividade ocorre com os plantios de verão. Cuidados iguais aos do milho comum, porém, o período de colheita é limitado.
Variedades Indicadas:

Milho Super Doce Aruba

Procedência: Cultivar desenvolvida através de um programa conjunto de melhoramento, entre o CNPH de Brasília e o CNPMS de Sete Lagoas – MG. Este novo cultivar foi desenvolvido especialmente para a agroindústria, sendo também adaptada para cultivo em pequena escala (consumo in natura). As características agronômicas e industriais (brix, acidez titulável, etc.) foram avaliadas pelos Centros Nacionais de Pesquisa e por Agroindústrias.
Ciclo: Médio 80 dias (75 – 85),
Comprimento da Espiga: Média 16 cm (12 – 20)
Diâmetro da Espiga: Média de 4,0 cm (3,5 – 4,5)
Número de fileiras na espiga: 12 a 14
Coloração do grão: Amarelo-laranja
Resistência à lagarta da espiga: média
Produtiva em espiga (T/ha): 10
Época de Plantio: pode ser plantada em qualquer época do ano, onde não houver ocorrência de geadas. As produtividades mais altas são obtidas em plantio de verão. O mesmo sistema de produção utilizado para o milho comum, nas respectivas regiões, pode ser utilizado para a produção de milho-doce.
Semente: Média de 8 sementes/g.
Consumo: 10 kg/ha.
Espaçamento: 1,2m entre linhas e 25 cm entre plantas
Colheita: inicia-se cerca de 90 a 120 dias após o plantio.

Milho Verde Híbrido Visconde

Principais Características:
Grãos longos, profundos e pesados; Velocidade de secagem rápida após maturação fisiológica; Excelente Dry-Down; Espigas grandes, alto índice de decubência; Porte baixo, tolerante ao acamamento e ao quebramento; Altamente competitivo nos plantios de safra com uso de média e alta tecnologia; Boa sanidade de colmo, folhas e grãos; recomendações Técnicas: Plantio nas primeiras épocas do plantio de cada região, até época normal; Espaçamento: 70 a 90 cm entre linhas; População: 45 a 55 mil plantas/ha; Tecnologia recomendada: média/alta; Região de adaptação: RS, SC, PR, SP, MS e Paraguai. Adaptação para safrinha, plantio a partir de fevereiro no PR, MS, SP.
Porte da Planta: Médio.
Soma Térmica: 860 U.C.
Ciclo do Milho: Precoce.
Tipo de Grão: Semi-duro alaranjado.

Tipo de Híbrido: Híbrido Duplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário