segunda-feira, 16 de maio de 2016

COUVE FLOR (Brassica oleracea var. botrytis)

COUVE FLOR (Brassica oleracea var. botrytis)

Clima e Solo: existem variedades adaptadas para o clima frio e quente. Não tolera solos com acidez muito elevada. O solo ideal para a cultura é o argilo-arenoso, com boa retenção de umidade. Época de Plantio: No inverno de Março a Junho; no Verão de Setembro a Janeiro. Adubação Orgânica: 2 kg de esterco de curral, ou 1 kg de esterco de galinha curtido por cova. Adubação Química: o pH deverá ser entre 5,7 a 6,2. No Plantio: 2,0 a 3,0 toneladas do adubo na formulação 04-14-08 ou 04-12-08 + Boro. Em Cobertura: 300 a 500 kg/ha de Sulfato de Amônio ou 150 a 250 kg/ha de uréia. Tratos Culturais: transplantar as mudas que estivessem com 4 ou 5 folhas e 10 a 15 cm de altura. Cuidar as cabeças, protegendo-as da insolação. Cobrir as mesmas com folhas. Cultura bastante exigente em macroelementos Boro e Molibdênio.
Características comuns a toda cultivares:
kg de sementes por hectare: 0,2 kg.
Número de sementes por grama: 300 a 320.
Início da germinação: 10 a 13 dias após semeadura.
Profundidade de plantio: 0,2 a 0,5 cm
Temperatura para germinação: 19 °C
Espaçamento: 0,9 m x 0,5 m.
Plantas por hectare: 22000.
Rendimento: 1000 a 1500 engradados.
Variedades Indicadas:

Couve-Flor Bola de Neve Precoce

Características: produz folhas grandes de cor verde-escuro em grande número, que protegem bem as cabeças. As cabeças são de excelente qualidade, de tamanho médio, bem branco, medindo 16 a 20 cm de diâmetro. Época de Plantio: Fevereiro a Julho. Temperatura para germinação: 10 a 13 °C. Colheita: 100 a 140 dias após a semeadura.

Couve-Flor Das 4 Estações

Características: possuem folhas grandes de cor verde escuro. As cabeças brancas são de excelente qualidade. Têm grande resistência as variações do clima. Época de Plantio: Fevereiro a Abril. Colheita: aos 130 dias após a semeadura.

Couve-Flor Teresópolis Gigante

Características: vigorosa com folhas grandes e eretas, permitindo uma boa proteção à cabeça. Produz cabeça grande com diâmetro de 20 a 30 cm, compacta, de coloração branca. Pesa em média de 2,5 a 3,0 kg. Época de Plantio: Fevereiro a Julho para regiões de clima muito frio. Colheita: aos 140 dias após a semeadura.

Couve Flor Piracicaba Precoce
Apresenta plantas de desenvolvimento vigoroso, com muito boa cobertura foliar. Produz cabeças de coloração creme-clara, muito compactas, com diâmetro médio de 15 a 18 cm e peso médio de 1 kg. É indicada para cultivo de verão, tendo muito boa precocidade, e boa resistência às altas temperaturas e às chuvas. A temperatura ideal para seu melhor desenvolvimento está entre 25 e 30ºC. Colheita: 80 a 90 dias após a semeadura.

Couve-Flor Híbrida F-1 Brômus

Híbrido de excelente qualidade para colheitas precoces (75 dias após o transplante). Recomendado para regiões altas, para semeaduras de outono e inverno e colheitas no inverno e primavera. As plantas são de crescimento vigoroso, de estrutura média para grande. A folhagem vigorosa proporciona boa cobertura folhar que resulta em inflorescências muito brancas. Forma inflorescências grandes, compactas, com peso entre 1 e 1,5kg, com formato redondo. A temperatura ideal para formação das cabeças é entre 14º e 20ºC.

Couve-Flor Floriade

Características: Variedade de ciclo precoce (colheita em 85/95 dias após o transplante). Recomendado para semeadura no fim do verão e outono, para colheita durante o outono e inverno. Requer temperaturas mais baixas para formação das inflorescências. Forma inflorescência branca, muito compacta, com formato redondo e peso médio de 1,3kg. As plantas são uniformes, vigorosas, com boa cobertura folhar. Muito tolerante às doenças comuns da cultivar e boa resistência ao transporte. Apropriado para o mercado fresco.

Couve-Flor Híbrida F1 Sydnei

Híbrido para climas amenos a quentes, indicada para plantio na primavera e início de verão. Em regiões de verão muito quente, evitar os meses de calor mais excessivo. Bastante precoce, permitindo colheita ao 70 dias após o transplante (de dezembro até abril). As inflorescências são grandes, com peso médio de 1,5 a 2,0 kg. A temperatura ideal durante o período de formação das inflorescências é de 20a 25º C. Oferece excelente cobertura foliar, retorcida, para melhor proteção das inflorescências. Principais vantagens:
Plantas vigorosas e uniformes; Ciclo precoce; Plantas erectas; Excelente cobertura das inflorescências; Cabeças, brancas, pesadas e firmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário