quarta-feira, 18 de maio de 2016

CEREJA DAS ANTILHA OU ACEROLA – (Malpighia punicifolia L. A acerola )

Nome científico: Malpighia punicifolia L. A acerola, originária do mar das Antilhas, América Central, é um arbusto que atinge entre 2m e 3m de altura, apresenta ramos densos e suas folhas tem tamanho variável entre 2 cm e 8 cm.
A fruta tem uma coloração verde quando em desenvolvimento, passando ao amarelo e finalmente ao vermelho escuro quando maduro, levando aproximadamente 22 dias desde a floração até a maturação. A forma do fruto em geral é oval, o tamanho de 1 à 2,5 cm, e o peso de 2 à 10 gr. Contém em sua polpa alto teor de ácido ascórbico, ou vitamina C, cerca de 1800 à 4000 ml por 100 gr do suco de limão ou laranja.
Além da vitamina C, um dos elementos mais essenciais para o ser humano, é rica em vitamina A, Ferro, Cálcio e Tiamina.

Variedades: Conforme pesquisas em outros países, as variedades foram classificadas em doces e ácidas de acordo com o sabor da fruta. As ácidas possuem maior riqueza em vitamina C, que as doces.

Clima: O clima ideal para o cultivo é caracterizado por temperaturas médias em torno de 26 ºC e 1200mm à 1600mm de chuvas.

Plantio: As sementes extraídas de frutos maduros são lavadas e postas a secar à sombra e, em seguida, semeadas nos canteiros.

A germinação ocorre após 20 à 25 dias. Quando as plantinhas atingirem de 10 à 15 cm, devem ser transplantadas com o solo que envolve as raízes para sacos plásticos ou jacas. Quando as mudinhas estiverem com mais de 30 cm de altura (em torno de 6 meses à partir da germinação) já podem ser plantadas no pomar, tendo-se o cuidado de eliminar o saco plástico, sem desmoronar o torrão que envolve as raízes. O plantio no local definitivo deverá ser em período chuvoso; dispondo de irrigação, poderá ser em qualquer época do ano.

Espaçamento: Dependendo da fertilidade do solo e dos tratos culturais varia de 5m x 5m, 5,0 x 6,0 x 6,0m.

Mudas necessárias: 300 à 400/ha

Cova: 50 x 50 x 50cm

Combate à erosão: Em terrenos acidentados, efetuar o plantio em linhas de nível.

Calagem: Incorporar o calcário antes do plantio, de acordo com a análise de terra, até 3 toneladas por hectare de calcário Dolomítico.
Adubação: Na cova, colocar 20 dias antes do plantio 20 litros de esterco de curral bem curtido, 500 gr de calcário Dolomítico, 500 gr de superfosfato e 150 gr de cloreto de Potássio.
Tratos culturais:Manter o solo livre da concorrência de ervas daninhas, principalmente no período mais seco do ano, fazer a irrigação nos períodos mais secos do ano, fazer a irrigação nos períodos secos e a poda dos ramos excessivos, para arejar a parte interna da copa.

Irrigação: Aconselhável nas estiagens.

Combate a moléstias e pragas: Em relação a doenças e pragas, a acerola apresenta poucos problemas; porém, é frequente o aparecimento de cochonilhas e pulgões atacando os ramos e folhas. Nesse caso, o controle é feito com duas ou três pulverizações de inseticidas apropriados, tomando-se sempre o cuidado de se observar o intervalo de segurança, ou seja, o período entre a pulverização e a colheita dos frutos, que é variável de acordo com o produto utilizado.

Época de colheita: De Outubro à Maio.

Produção normal: A frutificação se inicia, em média, a partir de dois a três anos de plantio, podendo uma cerejeira produzir de 20 à 30 quilos de frutos por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário